O governo de São Paulo tem implementado uma estratégia para incentivar o uso dos meios digitais para a compra de passagens no sistema de transporte sobre trilhos. Aos poucos, o Metrô tem reduzido o horário de funcionamento das bilheterias, fechando os postos de vendas nas estações no fim da madrugada e fim da noite. Estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata já têm guichês funcionando no novo horário, das 6h às 22h.
Para justificar a mudança, o poder público estadual cita estudos do Metrô, que apontam que apenas 4,5% dos passageiros compram passagens nas bilhterias nos horários impactados pela mudança, o que representa menos de 0,4% do total de usuários pagantes. “O novo horário dos guichês permitirá concentrar esforços no atendimento geral das estações e no suporte aos passageiros, seguindo o modelo já implantado com sucesso em outras linhas”, diz o governo.
A partir de 15 de janeiro de 2025, as bilheterias de cinco estações da Linha 15-Prata do Metrô passarão a funcionar das 6h às 22h. Já em 29 de janeiro de 2025, a medida será ampliada para 12 estações da Linha 1-Azul.
Com isso, toda a Linha 15-Prata terá o horário das bilheterias ajustado, enquanto 12 estações da Linha 1-Azul passarão a seguir o novo modelo, sendo que as estações Tucuruvi, Portuguesa-Tietê, Armênia e Jabaquara seguirão com os guichês funcionando das 4h40 à 0h.
Como alternativa, os passageiros têm a opção de adquirirem seus QRCodes nas máquinas disponíveis nas estações da rede metroviária, que aceitam cartões de débito, além dos meios digitais, pelo aplicativo do cartão de transporte TOP ou pelo WhatsApp. Também há a opção de compra na rede de venda credenciada.
Estações com bilheteria em horário reduzido
- Linha 1-Azul: Estações Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana, Carandiru, Tiradentes, Luz, São Bento, Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas e Conceição
- Linha 2-Verde: Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Consolação, Trianon-Masp, Brigadeiro, Paraíso, Ana Rosa, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Tamanduateí e Vila Prudente
- Linha 3-Vermelha: Marechal Deodoro, Santa Cecília, Pedro II e Brás
- Linha 15-Prata: Vila Prudente (incluindo a estação da Linha 2-Verde), Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.
Como comprar passagem do Metrô online
- Aplicativo TOP: disponível para Android e iOS
- WhatsApp: Enviar mensagem para (11) 3888-2200 (pagamento via Pix)
- Máquinas de autoatendimento: Aceitam cartões de débito
- Rede Credenciada: Relação disponível no site www.boradetop.com.br
Bilheterias desativadas?
Em 2021, o governo de São Paulo, então comandado por João Doria, anunciou via a Secretaria de Transportes Metropolitanos que todas as bilheterias do Metrô e da CPTM seriam desativadas até o fim daquele ano. Após sofrer críticas da oposição e de entidades ligadas aos trabalhadores do sistema sobre trilhos, o processo foi interrompido em 2022.
A gestão atual de Tarcísio de Freitas até o momento nunca manifestou a intenção de acabar com as bilheterias, mas indica um investimento maior para uso das plataformas digitais.
LEIA TAMBÉM -> Obra da Linha 19-Celeste do Metrô vai mudar tradicional McDonald’s de Guarulhos de lugar