Os funcionários do Aeroporto de Guarulhos voltaram a usar a ponte de pedestres da Rua Jamil João Zarif. Neste domingo (2), o GTD recebeu vídeos que mostram que uma passarela foi construída sobre o Rio Baquirivu-Guaçu. Já liberada, a nova ligação já recebe um intenso movimento de quem trabalha no local. A obra foi feita pela Prefeitura de Guarulhos, que diz se tratar de uma passagem provisória.
Estreita, porém funcional, a passarela ficou pronta menos de uma semana depois que a ponte que era usada cedeu e precisou ser interditada. Na última segunda-feira (27), após as chuvas que aconteceram de madrugada, o volume de água do rio subiu e danificou o solo. A estrutura ficou prejudicada e até um poste de semáforo chegou a cair na fiação, mas ninguém ficou ferido.
O fechamento da passarela causou transtornos para os funcionários do Aeroporto de Guarulhos e também para passageiros que usam o transfer dos terminais do GRU Airport até a estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM, conectada ao Terminal Taboão.
Quem trabalha no aeroporto e mora em regiões como São João, Malvinas, Lavras e Seródio usa diariamente a ligação na Rua Jamil João Zarif. Afinal, bem ali ao lado tem um ponto de ônibus para facilitar o deslocamento e encurtar a distância até o GRU Airport.
No entanto, na última semana, enquanto a passarela ficou interditada, esses funcionários passaram a ter como única alternativa dar uma volta até o Terminal Taboão, que fica a cerca de três quilômetros da ponte. Chegando lá, ainda tinham que pegar o traslado. O problema é o que o traslado gratuito já fica normalmente cheio, pois é usado por passageiros que chegam de São Paulo via CPTM e por quem trabalha no Aeroporto de Guarulhos, mas mora em outras regiões.
Solução provisória
A passarela da Jamil João Zarif para o aeroporto, entregue neste fim de semana, é uma solução provisória. “Já iniciamos a construção de uma passarela provisória para garantir a passagem de pedestres da Avenida Jamil João Zarif ao Aeroporto de Guarulhos, que foi interditada na semana passada. A previsão inicial era que ela estivesse concluída em 30 dias”, informou o prefeito Guti, via Instagram.
Na semana passada, a Prefeitura de Guarulhos havia informado que a ponte que quase caiu já seria desmontada para a construção de uma nova em breve, em meio às obras de macrodrenagem do rio Baquirivu-Açu. Agora, por causa dos problemas na ligação da Jamil João Zarif, a Secretaria de Obras de Guarulhos disse que vai adiantar a construção dessa passarela.