O Aeromóvel está passando por testes de movimento. Nesta semana, a Aerom, concessionária responsável pelo sistema de transporte que vai interligar a CPTM ao três terminais do Aeroporto de Guarulhos, compartilhou um vídeo em que mostra como funciona a propulsão do People Mover. Esse novo transfer está previsto para começar a funcionar com passageiros a partir de agosto.
Ao todo, são 2.700 metros de trilhos construídos sobre uma via elevada. “A via elevada é o conjunto estrutural formado por Infraestrutura (Fundações e Blocos), Mesoestrutura (Pilares e Vigas de Apoio) e Superestrutura (Vigas), sendo que essas últimas podem ser construídas em aço ou concreto”, explica a concessionária.
Ao contrário de outros sistemas sobre trilhos, o Aeromóvel não é tracionado pelas rodas. O impulso é externo, vem por meio do controle da pressão e vazão do ar dentro do duto de propulsão.
Na via elevada, há um duto que permite a pressurização interna do circuito. Cada veículo é ligado por um mastro a duas placas de propulsão, que ficam dentro dentro do duto. Os ventiladores elétricos estão localizados ao longo da linha, para pressurizar o ar no interior do duto e criar pressão que irá empurrar ou puxar o veículo. Confira na imagem abaixo um exemplo:
Automatização
Todo esse sistema é automatizado, ou seja, não precisa de um piloto. Os dispositivos de controle ficam junto ao CCO (Centro de Controle Operacional), onde se encontram os profissionais responsáveis pelo funcionamento das atividades que controlam o tráfego e a operação.
No vídeo compartilhado pela Aerom, dá para ver o Aeromóvel em movimento e como funciona esse sistema de propulsão. Além disso, tem imagens da chegada do segundo veículo, que chegou no último dia 24. O carro já está no CMO (Centro de Operação e Manutenção), ao lado da estação da CPTM Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade. Assista:
Obras do People Mover
A equipe do Guarulhos Todo Dia visitou as obras do People Mover no Aeroporto de Guarulhos e mostra imagens exclusivas de como estão as estações. Previsto para ser entregue em agosto de 2024, o sistema Aeromóvel terá três trens ao todo. Cada um tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo levará seis minutos.
O People Mover terá quatro estações. Uma interligada à CPTM, que já está em fase adiantada, e uma em cada um dos terminais do aeroporto. A que está mais atrasada é a do Terminal 2, o mais movimentado do GRU Airport. Os trabalhos por lá começaram para valer em maio e são mais complexos, pois o acesso será feito a partir do mezanino. A vantagem é que ela vai ficar na “cara do gol” do portão de embarque, conforme você pode ver no nosso vídeo exclusivo, publicado no YouTube e reproduzido abaixo: