Um avião Airbus A380, da Emirates, sofreu um problema durante decolagem no Aeroporto de Guarulhos na madrugada deste sábado (15). A aeronave, que tinha Dubai como destino, sofreu o chamado “estol de compressor”, termo técnico que indica uma interrupção parcial do fluxo de ar em um motor. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o momento do “pipoco” na asa esquerda. Por causa da situação, o voo “Emirates EK 262” precisou ser adiado para a madrugada de domingo (16); decolou à 1h15 do GRU Airport.
O estol de compressor é um “pipoco”, seguido de pequenos estouros. Apesar de parecer até com uma explosão, não costuma ser um problema grave. Em vários casos, que acontecem com o avião já no ar, os próprios pilotos conseguem resolver fazendo ajustes na potência. Já em situações mais severas é necessário realizar um pouso de emergência para que mecânicos avaliem o problema. Essa falha é simulada pelas companhias aéreas, e as equipes têm procedimentos a seguir.
Nesse caso que aconteceu no Aeroporto de Guarulhos neste fim de semana, o Airbus A380, da Emirates, foi esvaziado para que a equipe fizesse testes com o avião antes de uma nova decolagem. Ninguém ficou ferido. De acordo com informações do site Aeroflap, alguns passageiros foram levados para um hotel em Atibaia, enquanto outros procuraram outros voos com saída de Guarulhos ainda neste sábado para Dubai.
No vídeo abaixo, compartilhado pelo canal SBGR Live, no YouTube, confira o momento da decolagem que “deu ruim”. O estol de compressor acontece aos 41 segundos.
O Airbus A380 é o maior avião de passageiros do mundo, com 72 metros de comprimento e 79 metros de envergadura. Dependendo da divisão de classes do voo, o espaço interno varia de 484 a 615 assentos. Nessa operação do Brasil para os Emirados Árabes, a Emirates deixa a aeronave cheia de mordomias e luxos para os passageiros.
- Aqui no Guarulhos Todo Dia, na página AEROPORTO, você confere os horários de partidas e chegadas do Aeroporto de Guarulhos. Clique aqui para dar uma olhada.