O Aeroporto de Guarulhos movimentou 20,3 milhões de passageiros entre janeiro e junho de 2024, o que representa 36% de toda a circulação nos aeroportos brasileiros no primeiro semestre. Também é praticamente o dobro em relação ao segundo colocado, Congonhas, também em São Paulo. De acordo com dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), foram movimentados 56,2 milhões de passageiros em todos os terminais do país no período, 4,4% a mais que nos primeiros seis meses de 2023.
Deste total, 44,2 milhões de passageiros foram transportados no mercado doméstico (crescimento de 0,8% em relação ao ano passado) e 11,9 milhões, no mercado internacional (número 20,2% superior aos dados de 2023).
Aeroporto de Guarulhos lidera
No primeiro semestre de 2024, os cinco aeroportos mais movimentados do país foram:
- Guarulhos, em São Paulo (20,3 milhões de passageiros)
- Congonhas, em São Paulo (10,8 milhões de passageiros)
- Brasília, no Distrito Federal (6,9 milhões de passageiros)
- Galeão, no Rio de Janeiro (6,5 milhões de passageiros)
- Campinas, em São Paulo (5,7 milhões de passageiros)
Os cinco terminais foram responsáveis pelo tráfego de mais de 50 milhões de passageiros no primeiro semestre. Um destaque particular é o Aeroporto do Galeão, cuja movimentação de 6,5 milhões de clientes representa um salto de 94% em relação aos resultados do terminal no primeiro semestre de 2023. O aeroporto teve um crescimento de cerca de 94% na comparação com janeiro a junho de 2023.
No ano passado, os prefeitos Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, e Guti, de Guarulhos, chegaram a trocar farpas públicas por causa do trabalho do político carioca para aumentar a circulação de passageiros no Galeão e restringir os voos no Santos Dumont. Com novos voos no Galeão, menos pessoas precisam vir a Guarulhos para realizar viagens internacionais.