Aeroporto de Guarulhos bateu recorde de passageiros em 2024, mas também enfrentou problemas com a Anac

Aeroporto registrou o maior número de passageiros de sua história, mas também enfrentou proibição no aumento da frequência de voos

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

GRU Airport/Divulgação

Publicado em 03/01/2025 às 12:31 / Leia em 3 minutos

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou em 2024 o maior número de passageiros transportados. No total, 43 milhões e seiscentos mil viajantes passaram pelo GRU Airport neste ano. O número é maior do que os 42 milhões registrados em 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19.

Durante o ano, a média foi de 119 mil passageiros por dia. A média de voos ficou em 820 por dia, para mais de cem destinos nacionais e internacionais.

Só no mês de dezembro, o aeroporto do Brasil com maior movimento recebeu 3,9 milhões de passageiros, em 22.300 operações de pousos e decolagens. Para os guarulhenses que moram perto das rotas de subida e descida, esses números se refletem no som quase sem intervalo dos jatos no céu da cidade.

O movimento de passageiros foi 8% maior em dezembro do que na média dos outros meses do ano. O destino nacional mais procurado nestas viagens de fim de ano foi Recife, seguido de Porto Alegre e Rio de Janeiro. Para fora do país, os três destinos com maior número de viajantes foram, pela ordem, Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina) e Miami (Estados Unidos).

Restrição na frequência de voos

Apesar dos números positivos no fechamento do ano, a administração do aeroporto enfrentou problemas em 2024. Em junho, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a ampliação da frequência de voos. A GRU Airport, administradora do aeroporto, teve que operar no limite de 2.714 voos por semana.

A medida foi adotada por problemas que poderiam afetar a segurança dos aviões nos pátios. Segundo a portaria da Anac que determinou a restrição, a administradora do aeroporto foi notificada e autuada em duas inspeções, mas não adotou as medidas necessárias. Entre os problemas,, estavam falhas na manutenção da sinalização horizontal em pátios e falhas na manutenção dos circuitos de sinalização luminosa.

A medida da Anac dava prazo de 60 dias para solução dos problemas, mas ainda no mês de junho a restrição foi suspensa. Segundo a Anac anunciou na época, a concessionária do aeroporto fez as correções de vários problemas apontados e já tinha iniciado a correção de outros. A agência informou que houve aumento na quantidade de fiscais de pátio, foram comprados novos veículos e equipamentos de sinalização e foi feito um treinamento adicional para condutores e pessoal de solo.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

GUIA

Festas juninas em Guarulhos (ou perto daqui): veja agenda de julho de 2025

FESTA JULINA

12 quermesses em Guarulhos para aproveitar em julho

Arraiá sindical

Arraial dos Metalúrgicos, neste sábado, no clube de campo do sindicato

Aniversário de Santa Isabel

Show de Ana Castela é, mais uma vez, atração de aniversário de cidade do Alto Tietê

Dica de férias

Espetáculos de circo, de graça, durante as férias escolares

ATUALIZAÇÃO

Atrasada, obra na Via Dutra em Guarulhos completa dois anos em julho

PROGRAMAÇÃO

Quermesse em Guarulhos: Festas juninas para curtir neste sábado e domingo

ENTRADA GRATUITA

Festa junina do Parque Júlio Fracalanza encerra programação do Arraiá dos CEUs em Guarulhos

ANCHIETA-IMIGRANTES

Pedágio mais caro do Brasil sofre reajuste de 5,16%; tarifa chega a quase R$ 40

SEM TIMES NA ELITE

Os projetos frustrados para Guarulhos ter um grande estádio de futebol

PIU ARCO TIETÊ

Esse é o plano para melhorar o entorno da Marginal Tietê: Metrô, parques e habitação

PROGRAMAÇÃO

Festa junina do Bosque Maia 2025: Guia com horários e atrações do Arraial Guarulhos