Aeromóvel e Linha 17-Ouro do Metrô: as obras que enfim vão conectar aeroportos aos trilhos

Após anos de espera e atrasos em obras, Guarulhos e Congonhas parecem estar mais perto da integração com sistema de transporte sobre trilhos.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Foto: Aerom/Divulgação

Publicado em 16/01/2025 às 00:02 / Leia em 5 minutos

Sair do aeroporto de Congonhas para o aeroporto de Guarulhos –ou fazer o trajeto contrário– não é das tarefas mais fáceis. Os terminais são separados por 35 quilômetros de distância, em um percurso que passa por vias com tráfego intenso e frequentemente congestionadas, como a avenida 23 de Maio, Marginal Tietê e Rodovia Presidente Dutra. Quem vai de carro tem grande chance de pegar trânsito. Táxis e veículos de aplicativo cobram caro para fazer esse trecho –valores acima de R$ 100, dependendo do horário.

De ônibus, a EMTU tem linhas executivas do Airport Bus Service que fazem o trajeto cobrando R$ 48,50 na passagem. Esse, provavelmente, é o jeito mais confortável de realizar o deslocamento. No entanto, convenhamos, o preço da tarifa também é bem salgado.

A alternativa mais barata é pegar ônibus de linhas comuns até uma estação do Metrô –Congonhas tem uma linha de ônibus especial que leva e traz passageiros até a estação São Judas, da Linha 1-Azul. Já no Metrô, dá para ir até estações como Luz e Palmeiras-Barra Funda, de onde saem os trens da CPTM até Guarulhos. Porém, essa forma é pouco amigável com turistas ou usuários que têm pouco conhecimento do sistema de transporte público paulistano –além disso, o tempo de deslocamento e de espera pode ser longo em caso de atrasos em algumas dessas conexões.

É decepcionante que o maior aeroporto do Brasil, em Guarulhos, e o aeroporto que fica na maior capital da América Latina não tenham uma conexão total pelo sistema de trilhos. Após obras atrasadas, projetos modificados e muita espera, essa situação pode mudar em breve.

O Aeroporto de Guarulhos deve inaugurar o Aeromóvel nas próximas semanas, enquanto o Aeroporto de Congonhas será finalmente conectado ao Metrô pela Linha 17-Ouro, que está prevista para entrar em funcionamento em 2026.

Monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô terá conexão com o aeroporto de Congonhas

Como estão as obras do Aeromóvel em Guarulhos

As obras civis do Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos estão prontas desde o ano passado. Os três trens também já foram entregues, mas estão passando por testes nos últimos meses. Inicialmente, o sistema de transporte gratuito que vai conectar a estação Aeroporto-Guarulhos, da CPTM, aos três terminais do aeroporto administrado pela GRU Airport estava previsto para ser ficar pronto no primeiro semestre de 2024, depois a data foi alterada para agosto, passou para dezembro e agora se fala na possibilidade de liberação em janeiro ou fevereiro deste ano.

Os trilhos têm 2.700 metros de extensão, todos já construídos a 11 metros de altura, e passam às margens da rodovia Hélio Smidt. Cada trem tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo da CPTM até os três terminais levará seis minutos e será gratuito.

Dos três veículos do People Mover Guarulhos, dois que ficarão na operação regular e o terceiro como reserva. Ao todo, o sistema terá quatro estações. Uma interligada à CPTM e uma em cada um dos terminais do aeroporto.

A obra do Aeromóvel começou em 2022 e tem um custo aproximado de R$ 300 milhões, vindos de recursos federais e privados. O sistema será operado pelo consórcio AeroGRU (formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS, e TS Infraestrutura) pelos próximos dez anos.

Atualmente, o Aeroporto de Guarulhos não é conectado ao sistema de transporte sobre trilhos de São Paulo. Afinal, quem chega na estação Aeroporto da CPTM precisa pegar um ônibus gratuito e circular, que sai de 15 em 15 minutos, para desembarcar em um dos três terminais do empreendimento.

Mapa dos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto de Guarulhos, com o percurso do ônibus

A partir da inauguração do sistema People Mover Guarulhos será o Aeromóvel que fará esse transfer. Até 4 mil passageiros por hora poderão ser transportados pelos trens, que sairão a cada seis minutos.

No entanto, a liberação da operação do Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos acontecerá de forma gradual, primeiro com horário limitado e velocidade menor para, depois, chegar à capacidade total. Ou seja, a inauguração pode até acontecer em janeiro, mas o funcionamento completo vai acontecer somente ao longo do ano.

Linha 17-Ouro do Metrô

A Linha 17 – Ouro do Metrô é aquela do monotrilho prometido para a Copa do Mundo de 2014 –ou seja, está com atraso de mais de 10 anos. Em 2023, o governo de São Paulo assinou um novo contrato com a construtora responsável para finalizar as obras.

A nova linha do Metrô, que será administrada pela concessionária ViaMobilidade, ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração à Linha 5-Lilás. Com 6,7 km de extensão operacional, será uma conexão que deve ser usada por cerca de 100 mil passageiros por dia após sua conclusão, prevista para 2026.

O primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo realizou sua primeira viagem teste na segunda-feira (13), saindo do Pátio Água Espraiada até a estação Washington Luís. Movido por energia de suas próprias baterias, o trem percorreu 1.200 metros e venceu uma elevação de 15 metros. Assista no vídeo:

Quando a Linha 17-Ouro for entregue –ao que tudo indica, em meados de 2026– e o Aeromóvel estiver em funcionamento no Aeroporto de Guarulhos, será possível fazer essa conexão Congonhas-Guarulhos usando somente o transporte sobre trilhos.

Vamos ver se agora vai….


LEIA TAMBÉM -> Linha 2-Verde do Metrô em Guarulhos: É assim que vai ficar a futura Estação Ponte Grande

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