O mistério sobre a data de inauguração do Aeromóvel de Guarulhos

Inauguração estava prevista para o início de 2024, depois foi adiada para agosto, na sequência para dezembro e agora não existe uma data cravada para liberação.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

(Foto: Reprodução/Aerom)

Publicado em 05/03/2025 às 19:47 / Leia em 4 minutos

O Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos deveria estar em funcionamento há cerca de um ano, mas estamos em março de 2025 e ainda não há uma data de inauguração marcada. Já construído e com os três trens que fazem parte da operação entregues, o chamado sistema People Mover segue em fase de testes. O novo meio de transporte fará a ligação gratuita entre a estação Aeroporto-Guarulhos, na linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), aos três terminais administrados pela GRU Aiport. Atualmente, esse transporte é realizada por ônibus.

A obra do Aeromóvel começou em 2022 e tem um custo aproximado de R$ 300 milhões, vindos de recursos federais e privados. O sistema será operado pelo consórcio AeroGRU (formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS, e TS Infraestrutura) pelos próximos dez anos.

Inicialmente, a inauguração estava prevista para o primeiro semestre de 2024, depois foi adiada para agosto, na sequência para dezembro e agora, em meio aos testes operacionais e à fase de “ajuste fino”, a concessionária GRU Airport e os responsáveis pelo sistema não cravam uma data.

Em janeiro, foi informado que ainda não havia um novo prazo confirmado para a inauguração por causa da pendência de uma certificação. De acordo com informações da Aerom Sistemas de Transporte, empresa responsável pelo projeto, a certificação exigida em contrato é a mesma de metrôs no exterior.

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, que era ministro da Infraestrutura quando as obras iniciaram, realizou vistorias no People Mover nos últimos meses e já passou algumas previsões de inauguração, mas nenhuma delas se concretizou. A última previsão era para o começo da operação acontecer agora em março. Nesta semana, o vice-governador Felício Ramuth falou que o compromisso da concessionária é estar operando até o final de 2025, no segundo semestre.

Quando finalmente houver uma inauguração confirmada, a liberação da operação acontecerá de forma gradual, primeiro com horário limitado e velocidade menor para, depois, chegar à capacidade total.

Trilhos do People Mover, que vai ligar o aeroporto de Guarulhos à estação da CPTM
Trilhos do People Mover, que vai ligar o aeroporto de Guarulhos à estação da CPTM (Foto: GTD)

O Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos já passou por diversos testes, como testes de comissionamento para verificar todos os componentes do empreendimento e viagens simulando a carga máxima suportada pelo sistema.

O People Mover Guarulhos terá três veículos no total: dois que ficarão na operação regular e um terceiro como reserva. Cada trem tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo da CPTM até os três terminais levará seis minutos. Até 4 mil passageiros por hora poderão usar os veículos do monotrilho.

Atualmente, quem desembarca na estação Aeroporto-Guarulhos, na linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), precisa pegar um ônibus gratuito e circular, que sai de 15 em 15 minutos. Uma das linhas de transfer leva aos terminais 1 e 3 do GRU Airport. Já a outra vai direto ao Terminal 2. O transporte também é bastante usado por funcionários do aeroporto. Veja o mapa do caminho dos ônibus abaixo:

Mapa dos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto de Guarulhos, com o percurso do ônibus

Os trilhos têm 2.700 metros de extensão, construídos a 11 metros de altura, e passam às margens da rodovia Hélio Smidt. Esse mesmo tipo de composição já funciona no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).

Os trens, com tecnologia brasileira da empresa Aerom, são movidos a ar e operados de forma automatizada por uma central de comando. A Marcopolo Rail é a responsável pelo encarroçamento. A sustentação acontece graças a vigas de concreto vazadas, que criam um duto de ar comprimido e sobre as quais os trilhos estão apoiados. Cada veículo tem uma espécie de mastro conectado a uma placa de propulsão, localizada dentro do duto. Tem emissão zero.

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