Saiba de onde vieram os drones que deixaram o Aeroporto de Guarulhos fechado

Investigação da Polícia Federal indica que relação de drones com traficantes de drogas que atuam na área restrita do aeroporto.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/PF/Arquivo

Publicado em 12/06/2025 às 12:03 / Leia em 2 minutos

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, teve suas operações de pousos e decolagens suspensas na noite da última quarta-feira (11) devido à presença de drones. De acordo com informações da Polícia Federal (PF), os aparelhos foram usados por traficantes de drogas para monitorar movimentação policial e escapar de um cerco. O objetivo dos criminosos era colocar três pacotes, cada um contendo 55 kg de cocaína pura, dentro do terminal de cargas. A droga foi apreendida, mas ninguém foi preso.

A investigação da Polícia Federal, que já estava em andamento havia alguns meses, identificou uma rota utilizada por criminosos que parte de uma favela vizinha ao Aeroporto de Guarulhos e chega diretamente à área restrita de Cumbica, onde a droga é colocada em aeronaves e levada para fora do país.

Na noite de quarta-feira, policiais federais notaram uma movimentação incomum nesta rota e iniciaram uma perseguição. Para tentar escapar do cerco policial, os traficantes subiram os drones para observar a posição das viaturas. Um inquérito foi aberto pela PF para detalhar a relação entre os drones e a droga.

As primeiras informações sobre a presença dos drones surgiram no fim da noite. A interrupção das operações no Aeroporto de Guarulhos durou um total de 46 minutos não consecutivos. Seis voos foram cancelados e outros 35 sofreram alterações ou foram afetados por causa de conexões. Companhias aéreas como Latam, Gol e Azul foram impactadas, com a Latam registrando mais de 20 voos afetados, a Gol com dois cancelamentos e 10 voos alternados, e a Azul com dois voos alternados para outros aeroportos.

Passageiros que não conseguiram decolar passaram a madrugada no aeroporto, buscando remarcações ou aguardando os próximos voos. As empresas e a concessionária GRU Airport lamentaram o ocorrido e reforçaram que o uso de drones nas imediações do aeroporto “coloca em risco a aviação e a integridade das pessoas”.

A ação da Polícia Federal contou com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar, que não confirmou a presença dos drones no setor de pousos por volta das 23h15. Os traficantes conseguiram fugir e não houve prisões no local até o momento.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

REPORTAGEM

Metrô em Guarulhos: veja os prazos para o início das obras nas Linhas 2-Verde e 19-Celeste

Utilidade Pública

Notícias de Guarulhos: informações e serviços públicos

EM ANDAMENTO

Obra do Rodoanel Norte da Dutra a Fernão Dias chega a 76% de execução

Tensão na indústria local

Tarifaço dos Estados Unidos já afeta indústrias de Guarulhos

Fruta doce, preço amargo

Procura por Morango do Amor aumenta o preço da fruta nas feiras de Guarulhos

REPORTAGEM

Privatizada há um ano, Sabesp demite dois mil funcionários, aumenta receita e faz promessas

FUMAÇA VISTA DE LONGE

Sem vítimas, incêndio de grandes proporções em Guarulhos é controlado pelos bombeiros

DOCE DE SUCESSO

Dicas de onde encontrar o morango do amor em Guarulhos

Educação sem acessibilidade

O drama da acessibilidade nas escolas estaduais – inclusive em Guarulhos

ATENÇÃO!

Conta de luz fica mais cara em agosto: entenda a bandeira tarifária vermelha patamar 2

MUDANÇA

Afinal, onde tem atendimento veterinário gratuito em Guarulhos agora?

O SONHO DE LUIZA

Colégio Eniac Guarulhos vira cenário de novela infantil comandada por ex-diretor do SBT