O tempo seco da última semana aumenta a necessidade de beber água regularmente para manter o corpo hidratado e funcionando bem. No entanto, com a epidemia de dengue, a hidratação se torna ainda mais importante. De acordo com Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, o simples hábito de tomar água ajuda pacientes com sintomas de dengue, evitando o agravamento da doença.
“A hidratação é uma das primeiras indicações de tratamento, por isso é importante que mesmo sem sentir muita vontade o paciente deve insistir na ingestão de bebidas, pois a doença propicia a perda de líquido dos vasos sanguíneos“, explica a especialista Secretaria de Estado da Saúde de SP.
Não existe um tratamento específico para pessoas com dengue. A abordagem terapêutica se concentra principalmente no alívio dos sintomas, na hidratação adequada e no repouso. A maioria dos casos de dengue é autolimitada, com a recuperação completa após os cuidados adequados.
Além da água, outros tipos de líquidos ajudam no processo de hidratação.
“Para ajudar na hidratação, é recomendado soro de reidratação oral, água de coco, chás e sucos sem açúcar e evitar o consumo de refrigerantes. A hidratação é o principal tratamento da dengue para evitar a evolução para as formas graves. Uma alimentação leve também deve ser mantida”.
Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo
Principais sintomas
- Febre alta
- Dor atrás dos olhos
- Dor no corpo
- Manchas avermelhadas na pele
- Coceira
- Náuseas
- Dores musculares e articulares
O que fazer ao notar os sintomas da dengue?
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. A orientação da Prefeitura de Guarulhos é que os pacientes com sintomas leves, como febre, dor de cabeça, dor nos olhos e mal-estar, procurem uma das 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esse é o local correto para fazer a classificação da gravidade, que irá guiar o tratamento e o acompanhamento do paciente no SUS. Além disso, evita a superlotação nos hospitais, PAs e UPAs, que estão cheios de casos considerados leves.
- Consulte aqui qual é a UBS mais próxima da sua casa.
Nas situações mais graves, no entanto, quando há dores fortes na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, boca ou fezes, tonturas e muito cansaço, aí sim as pessoas devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da rede.
Além disso, o Governo de São Paulo lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas” com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as fake news que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br.