Uma chance para reduzir o peso dos juros do cartão de crédito

A partir de 1º de julho será possível transferir o saldo devedor do cartão de crédito e trocar dívida cara por uma mais barata

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Banco de Imagens / Canva

Publicado em 25/06/2024 às 09:39 / Leia em 4 minutos

Se você tem saldo devedor no cartão de crédito, que vai passando de um mês para o outro, prepare-se para se livrar de parte desse peso. Você está usando o chamado “crédito rotativo” do cartão de crédito, que é o financiamento com as taxas mais altas do mercado. Para sair dessa situação, uma ferramenta essencial é primeiro trocar essa dívida cara por uma mais barata.

Para ajudar, a partir de julho você vai poder procurar um banco que te ofereça taxas de juros menores no cartão. É a chamada portabilidade. Você pode procurar outro banco e negociar as condições para ter o cartão de crédito deles. Se for interessante, você pode perguntar se o seu banco atual oferece condições melhores. Se a proposta deles não agradar, é só pedir a portabilidade, que deve ser feita de forma gratuita.

Para ajudar na escolha de um novo banco com juros menores, você pode consultar a pesquisa de juros do crédito rotativo dos cartões, feita pelo Banco Central. Vamos usar a pesquisa com dados do período de 5 a 11 de julho, para dar uma ideia das diferenças. Entre os 68 bancos pesquisados, é possível encontrar desde um com cartão que cobra 1,53% ao mês de juros no crédito rotativo (20,04% ao ano) até um que cobra 22,96% ao mês (1.094,54% ao ano). Ou seja, vale muito a pena pesquisar.

Faturas mais simples

Outra novidade é que as faturas dos cartões de crédito terão que ser mais simples e fáceis de entender. A mudança vale também a partir de 1º de julho. Um dos objetivos é fazer as pessoas entenderem melhor o funcionamento dos cartões e a vantagem de usar a ferramenta para gastos dentro dos limites do orçamento mensal. Justamente para evitar esses juros altos do rotativo do cartão, que mostramos acima.

Uma área da fatura deve trazer em destaque as informações básicas, como valor total, data de vencimento e limite do cartão. A fatura deve oferecer também as opções de pagamento, com indicação de valor de pagamento mínimo obrigatório e valores que você vai pagar na fatura seguinte, se pagar menos que o valor total. E devem constar opções de financiamento do saldo devedor, em ordem, da mais barata para a mais cara.

Outra novidade sobre a qual se está falando pouco, mas é importante para quem confere a fatura todo mês, é o lançamento das compras usando o nome de fantasia do estabelecimento. Ou seja, você não vai ter mais que ficar quebrando a cabeça para descobrir que aquele nome estranho que aparece na sua fatura é da compra que você fez em uma loja que você conhece por outro nome.

Mais informações

Além das mudanças na fatura, as administradoras de cartão terão que enviar gratuitamente, por meio eletrônico, as seguintes informações:

  • o vencimento da fatura, com pelo menos dois dias de antecedência, incluindo esclarecimentos de que o não pagamento do valor total da fatura resulta na cobrança de juros e encargos;
  • as consequências do eventual não pagamento do valor obrigatório indicado na fatura, do atraso no pagamento, bem como orientações para acesso às informações sobre as formas e opções disponíveis para a liquidação, inclusive antecipadamente, e o financiamento do saldo devedor da fatura, a partir do dia útil imediatamente posterior à data de vencimento da fatura;
  • o início de eventual parcelamento do saldo do crédito rotativo e da fatura correspondente;
  • o início da cobrança da tarifa de anuidade, após eventual período de isenção da cobrança, se houver, com pelo menos um mês de antecedência, contado da data de início da cobrança.

Aproveite essas novas ferramentas na importante missão de melhorar suas finanças. Como já falamos aqui, para começar a economizar e até investir, é preciso primeiro não ter dívidas sem sentido. A dívida com juros mais altos é, certamente, a primeira que você precisa eliminar.

Leia mais: Uma chance para reduzir o peso dos juros do cartão de crédito

Gasolina, etanol, GNV e diesel: veja o preço dos combustíveis em Guarulhos (16 a 22/6)

Quermesses em Guarulhos: 3 festas juninas para curtir neste fim de semana

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Nomes nas urnas

Eleições 2024: partidos de Guarulhos começam a oficializar seus candidatos

LESÃO CORPORAL CULPOSA

Trânsito está mais violento em Guarulhos: Acidentes com feridos crescem 38% em um ano

ANTIGOS ADVERSÁRIOS

Eleições 2024: Elói Pietá (Solidariedade) terá Fran Corrêa (MDB) como candidata à vice

CHAPA DEFINIDA

Eleições 2024: Waldomiro Ramos (PSB) terá Claudia Papotto como candidata à vice

ENTENDA O CASO

Jardim Álamo protesta contra mudanças na rodovia Presidente Dutra

Quem vota na cidade

Conheça o perfil dos eleitores de Guarulhos que vão votar este ano

IMAGENS FORTES

Polícia investiga “homicídio com dolo eventual” em acidente na Timóteo Penteado

PREVISÃO DA SEMANA

Tempo fica estável em Guarulhos nesta semana: nublado, friozinho e sem chuva

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

Chapa fechada

Eleições 2024: Lucas Sanches (PL) terá Thiago Surfista (Novo) como candidato a vice

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

REMÉDIO DE GRAÇA

Farmácia Popular em Guarulhos: Veja a lista de medicamentos atualizada