Um registro raro do fotógrafo Massami Kishi (1929-2024) mostra como era a rua Dr. Ramos Azevedo, no centro de Guarulhos, no século passado. E um detalhe interessante é que lá está o Palácio Hotel, ainda identificado como tal na fachada. O prédio de quatro andares está abandonado há pelo menos 24 anos. A imagem antiga foi divulgada recentemente na página do Facebook GRU Histórico, que publica fotos do passado da cidade. É uma viagem no tempo para quem viu o município crescer e se desenvolver absurdamente nas últimas décadas.
Em junho, o Guarulhos Todo Dia publicou uma reportagem sobre o Palácio Hotel. O lugar começou a funcionar ainda nos anos 1960, quando o Tramway da Cantareira (ou Estrada de Ferro Cantareira) gerava movimento intenso na região central de Guarulhos. Os trens transportavam cargas e passageiros. O Tramway, no entanto, foi desativado em 1965.
O professor Evanir Baptista Penna, que é historiador e guia de turismo (@vc.guarulhos), explicou que “na década de 80, como tentativa de sobrevivência econômica, a empresa proprietária do local tentou alugar os quartos como moradia de aluguel mensal, mas não deu muito certo, pois ele fechou pouco tempo depois. Teve funcionamento até o final da década de 1990 –provavelmente 1999– já que em 2000 já estava desativado”.
A foto publicada no Facebook não é datada, então não para saber exatamente em qual ano o registro foi feito. A imagem está em preto e branco, mas usamos Inteligência Artificial (pela plataforma PicWish) para deixar com cores. Veja abaixo:
Atualmente, de acordo com imagens da plataforma Google Earth, esse mesmo lugar está assim:
Palácio Hotel em Guarulhos
No início dos anos 2000, um grupo de artistas invadiu o prédio do antigo Palácio Hotel, que já estava abandonado, e tentou criar ali uma galeria de artes e cultura, com ateliês, lojas e um bar com música ao vivo no terraço. “Claro que a posse foi reintegrada ao seu proprietário em pouco tempo, mas fiquei imaginando como seria legal uma ‘Galeria do Rock’ ou um ‘mercado de pulgas’ no antigo edifício meio art déco do centrão de Guarulhos”, comentou o historiador.
O edifício não é tombado pelo patrimônio histórico. Apesar do estado de abandono, não dá para dizer que o prédio está completamente sem manutenção.
A parte externa foi pintada nos últimos anos. A reforma aconteceu entre 2019 e 2020, quando algumas casas e comércios que funcionavam ao lado foram demolidos para virar um estacionamento. Não há, no entanto, informações sobre os proprietários. A empresa “Palacio Hotel de Guarulhos LTDA” foi aberta em 12 de julho de 1966. Atualmente, a empresa está como “inapta”.