Veja como vai ficar o Rodoanel Norte depois das obras prontas

Trajeto servirá de interligação com as rodovias estaduais e federais, desviando grande parte do trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/Via Appia

Publicado em 20/10/2024 às 16:14 / Leia em 2 minutos

Com 44 quilômetros de extensão, o Rodoanel Norte conectará a Rodovia dos Bandeirantes, na altura da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital paulista, à Via Dutra, passando pelos municípios de Arujá, Guarulhos e São Paulo. Além disso, a rodovia criará uma ligação exclusiva de 3,6 km com o Aeroporto de Guarulhos. Após ficarem abandonadas durante seis anos, as obras foram retomadas em abril deste ano, depois de o governo paulista refazer o processo de concessão.

O trecho Norte do Rodoanel foi concedido para a Via Appia, responsável pelas obras. O Guarulhos Todo Dia publicou um vídeo no YouTube mostrando como vai ficar a ligação depois que estiver pronta. Assista abaixo:

Quando vai ficar pronto?

As obras do Rodoanel Norte foram divididas em dois trechos:

  • 1 – Entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, com previsão de entrega para setembro de 2025
  • 2 – Da Fernão Dias até a Rodovia dos Bandeirantes (na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães), que deve ser concluído até setembro de 2026

O trajeto servirá de interligação com as rodovias estaduais e federais, desviando grande parte do trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros. O poder público prevê a redução de circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na cidade de São Paulo, o que permitirá mais rapidez para cruzar a Região Metropolitana no acesso a Santos. A previsão é que o trecho norte do Rodoanel Mario Covas receba 65 mil veículos por dia.

Quando estiver em funcionamento, o Rodoanel Norte terá cobrança de pedágio com free flow (fluxo livre), tecnologia com sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado. O sistema funciona da seguinte forma: quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) fazem a leitura das imagens frontal e traseira das placas. Um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus, entre outros parâmetros.

LEIA TAMBÉM -> Queda de braço: A polêmica ligação do Rodoanel Norte com o Aeroporto de Guarulhos

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

NOVA LIGAÇÃO

Contorno Sul da Tamoios encurta caminho de Guarulhos ao Litoral Norte, mas com pedágio free flow

É NATAL!

Visitamos a loja de fábrica da Bauducco em Guarulhos; saiba o preço do panetone em 2024

Edifício Maisa

Barulho noturno preocupa vizinhos de prédio abandonado da família Néfi Tales

RANKING CNT

Ayrton Senna está entre as 10 melhores rodovias do Brasil; Dutra e Fernão Dias ficam fora da lista

CONSCIÊNCIA NEGRA

20 de Novembro: O que abre e o que fecha em Guarulhos no feriado nacional

SAIBA MAIS

Galpão industrial de empresa falida em Guarulhos vai à leilão por R$ 13,3 milhões

CARDÁPIO VARIADO

Eat Asia Guarulhos: Novo restaurante será inaugurado no Internacional Shopping

TRÊS OPÇÕES

Hotéis dentro do Aeroporto de Guarulhos: vale a pena o preço da diária?

FIM DE ANO

Papai Noel, cantatas e oficinas: horários da programação de Natal no Shopping Maia

PROMESSA DE CAMPANHA

Tarifa zero: Projeto para Guarulhos ter ônibus de graça aos domingos é apresentado na Câmara

DESCANSO NACIONAL

15 de Novembro: O que abre e o que fecha no feriado em Guarulhos

SONO DOS JUSTOS

Operação contra perturbação do sossego apreende 414 veículos barulhentos no RJ