Dias com temperatura em torno de 30ºC vieram para ficar nos próximos meses. Afinal, o verão nem começou ainda. E se você tem pressão alta ou pressão baixa, precisa tomar cuidado nestes dias. O calor ajuda a dilatar as artérias, por onde corre nosso sangue. Com os vasos sanguíneos dilatados, o sangue corre mais facilmente e isso pode levar a uma queda temporária de pressão.
A pressão baixa temporária pode provocar: tontura, visão embaçada, sensação de desmaio, palidez, perda de equilíbrio, náusea e vômitos. Se você sentir um ou mais desses sintomas, o ideal é parar e se sentar. Se possível, deite-se e coloque as pernas para cima, para direcionar o fluxo do sangue para o coração e o cérebro. Você pode ainda beber um copo de água com um pouco de sal dissolvido. Mas se essas crises se repetirem com frequência, é importante procurar ajuda médica.
E quem tem pressão alta?
Pode parecer que a queda na pressão arterial seja algo bom para quem normalmente tem pressão alta. Mas isso não é verdade. Para começar, se você é hipertenso, provavelmente toma remédios para deixar sua pressão arterial em nível normal. Ou seja, você passa a ficar sujeito aos efeitos do calor, como qualquer outra pessoa.
Além disso, para compensar a queda na pressão, o corpo pode reagir com aumento na frequência cardíaca. Ou seja, o coração pode bater mais rápido, para garantir um fluxo de sangue adequado para os órgãos. E isso pode, em algumas pessoas, provocar um infarto. Um risco maior para pessoas idosas ou que já tenham problemas cardíacos.
O que fazer para evitar problemas?
. Tome água. Se hidratar é muito importante em dias de calor. A desidratação é grave, principalmente em idosos
. Evite ou reduza o consumo de bebidas alcoólicas e açucaradas.
. Não fique muito tempo sem se alimentar. A fome pode agravar os sintomas do calor no organismo. Mas dê preferências à alimentação leve, com pouco sal e condimentos, especialmente à noite
. É difícil em noites muito quentes, mas faça o possível para ter uma boa noite de sono
. Se é hipertenso, tome preferencialmente seus remédios de manhã, para que façam efeito durante o período mais quente do dia
LEIA TAMBÉM -> Conhecemos o São Luiz Guarulhos, hospital de R$ 450 milhões na avenida Tiradentes