8 de dezembro de 1560. Data da fundação de Guarulhos. A maior não capital do Brasil, a segunda maior cidade do estado de São Paulo, casa do maior aeroporto da América do Sul e erguida em um território de muita história. Afinal, um município que completa 464 anos de existência em 2024 é histórico. A realidade é que Guarulhos é uma cidade grande, rica e de enorme importância para o Brasil. O sonho é transformar toda essa grandeza em qualidade de vida perceptível para a maior parte de sua população de 1.345.364 habitantes.
Esse é um texto para celebrar o aniversário de Guarulhos, mas também um convite à reflexão sobre a relação que temos com a cidade.
Não é muito difícil encontrar pessoas que falam mal de Guarulhos. Muita gente que mora em Guarulhos diz que não gosta de viver aqui, quer se mudar e não aguenta mais. Se você trabalha ou trabalhou em São Paulo, provavelmente já deve ouvido piadinhas como “bagulhos” e “não tinha lugar mais longe para morar, não?”.
Recentemente, o evento “Qual a identidade e vocação de Guarulhos?”, organizado pelo Visite GRU, levantou um debate sobre como é importante criarmos uma noção de pertencimento à cidade na qual vivemos: nossa história, nossa cultura, nossos lugares, nosso estilo de vida.
Você conhece a história de Guarulhos? Você conhece os pontos turísticos de Guarulhos? Você se interessa em visitar bares, restaurantes e lugares novos ou tradicionais que existem em Guarulhos? Você procura saber sobre os eventos que acontecem em Guarulhos?
A realidade é que nós vivemos muito intensamente os problemas da cidade. Guarulhos é uma cidade com trânsito cada vez pior, com bairros crescendo de forma não planejada, com a saúde pública enfrentando situação gravíssima, com diversas regiões sofrendo com perturbação do sossego e com um transporte público absolutamente atrasado.
É um absurdo uma cidade do tamanho da nossa ainda não ter corredores de ônibus nas principais avenidas e nem transporte sobre trilhos nos grandes bairros. Esses problemas tomam conta da nossa rotina –e nem tem como ser diferente. É preciso se indignar contra os problemas, fazer a nossa parte no que é possível e cobrar de quem pode resolver.
No entanto, se você mora em Guarulhos, seja por circunstância, por falta de opção ou puramente por escolha, crie formas de ter uma relação saudável com a cidade. E eu reforço: não é sobre romantizar os problemas que existem e são muitos, como mencionamos, mas sim sobre entender e reconhecer o que a cidade oferece de positivo.
Guarulhos oferece cada vez mais estrutura comercial. Quem vivia aqui na década de 1990, por exemplo, precisava ir até a zona norte ou a zona leste de São Paulo para passear num grande shopping. Os supermercados e atacarejos estão cada vez mais presentes em diferentes bairros, do centro à periferia, o que oferece mais opções no momento das compras e novas vagas de emprego perto de casa.
Do ponto de vista logístico, Guarulhos é uma cidade muito bem localizada. Não é por um acaso que algumas de suas encomendas chegam no mesmo dia e com frete grátis.
Guarulhos tem uma gastronomia variada. Ótimas pizzarias, padarias, restaurantes, bares, hamburguerias e lugares para comer e jogar conversa fora com os amigos.
Guarulhos tem dezenas de salas de cinema, tem agenda cultural, tem um SESC maravilhoso com ótima programação, tem uma bienal do livro cada vez mais consolidada, tem um clube de comédia onde passam os melhores comediantes do país, tem um time de vôlei na elite nacional e tem centros de eventos com potencial para trazer uma programação cada vez melhor.
Potencial. Sempre que eu penso sobre o que Guarulhos pode se tornar, essa é uma palavra que me surge. Guarulhos tem um enorme potencial turístico, esportivo, comercial, de áreas verdes e de infraestrutura. Tem uma história rica que poderia ser valorizada.
Eu sou nascido e criado em Guarulhos, nunca morei em outra cidade, mas nunca tinha trabalhado aqui. Desde a criação do Guarulhos Todo Dia, em abril de 2024, passei a ter uma outra relação com o município. Entendendo muito mais os problemas, mas conhecendo pessoas maravilhosas que acreditam em Guarulhos. Na comunicação, no turismo, no empreendedorismo, no social, na cultura.
Eu acredito que a imprensa tem um papel importante em conectar essa Guarulhos, em fazer essa cidade acontecer. Expondo os problemas e cobrando as soluções sim, mas também mostrando o que é bom, o que dá para fazer aqui, as empresas que estão chegando, os empregos que estão sendo criados, a história muitas vezes esquecida e os lugares para visitar. O Guarulhos Todo Dia nasceu com essa missão.
Guarulhos tem muita gente interessada em fazer essa cidade acontecer. Em mudar a percepção errada de que Guarulhos é só uma cidade dormitório, a cidade do aeroporto ou a cidade onde os moradores não tem orgulho de morar.
Um sonho próximo que pode se tornar realidade é que o 464º ano de Guarulhos seja um tempo de resolver os velhos problemas e colocar novas soluções em prática.
Parabéns, Guarulhos!