Três marteladas: o leilão do Lote Alto Tietê e o futuro da Linha 13-Jade até Bonsucesso

O leilão da B3, vencido pela família Constantino, e as projeções de como será a expansão dos trilhos em Guarulhos a partir do aeroporto.

João Vitor Reis

redacao@guarulhostododia.com.br

(Foto: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP)

Publicado em 31/03/2025 às 07:09 / Leia em 5 minutos

Sexta-feira, 28 de março. Dentro da B3, a bolsa de valores brasileira sediada no centro de São Paulo, um amontoado de câmeras, microfones e repórteres. O leiloeiro abre os envelopes e anuncia as propostas das duas empresas que disputam o Lote Alto Tietê. No momento que eu cheguei, proposta do Grupo CCR, anunciada no telão, recebia aplausos. Em seguida, apreensão para a segunda proposta de desconto, do Grupo Comporte.

Urros e aplausos. O Grupo Comporte foi o vencedor. O leiloeiro os convocou aos discursos. Foram vários, mas é relevante falar sobre os representantes: José Efraim Neves, diretor do Grupo, e os irmãos e acionistas do Grupo, Henrique Constantino e Joaquim Constantino Neto, dois dos filhos do empresário Constantino de Oliveira, mais conhecido pelo nome de Nenê Constantino.

O Grupo Comporte é controlador de diferentes empresas de ônibus rodoviários e urbanos em São Paulo. Nenê Constantino é fundador da Gol Linhas Aéreas, parte de uma Holding, o Grupo Abra. A holding detém a Avianca desde 2023 e no fim de 2024 anunciou um plano de reestruturação da GOL, que está em recuperação judicial nos EUA. Recentemente, selou um acordo de fusão com a Azul, que ainda depende de aprovação do Cade e Anac.

Em relação à rede metroferroviária passa a acumular, com o leilão do Lote Alto Tietê, as Linhas 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e Expresso Aeroporto da CPTM. Além destas, detém a Linha 7-Rubi e a construção da linha do Trem Intercidades, que conectará São Paulo a Campinas, em parceria com a China Railway Construction Corporation (CRCC), também vencido via leilão.

Família Constantino, do Grupo Comporte

Com o vencedor do leilão definido, o rito das três marteladas na B3: Secretaria de Transportes, Parcerias e Investimentos; presidência da Alesp e prefeitos do Alto Tietê, incluindo Lucas Sanches (PL); e, por fim, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos). O prefeito de Guarulhos trocou rápidas ideias sobre o martelo com o governador. Aliás, um objeto cobiçado entre os presentes, instagramável. Os envolvidos tiraram várias fotos com o símbolo dos leilões.

O futuro da Linha 13-Jade

Para falar de Guarulhos, e de Linha 13, Tarcísio mencionou que o objetivo primeiro é “a interligação com a rede de São Paulo” e de “alcançar pessoas que não eram alcançadas”, fazendo referência às estações com obras previstas na concessão, até Bonsucesso. “A gente está falando de trazer 300 mil passageiros a mais para essa linha 13, então o grande benefício é esse, alcançar mais gente, interligar mais com o resto da rede”.

A Linha 13-Jade tinha como projeto original se expandir para além do Aeroporto de Guarulhos, chegando até a estação em Bonsucesso, e, na outra extremidade, ligar estações com as linhas 12-Safira e Expresso Aeroporto, alcançando estações no Parque da Mooca e Chácara Klabin. Essa ideia de extensão pela capital paulista foi posteriormente descartada e inserida na condição de “investimento contingente” para a concessão da Família Constantino, o que significa que não será uma obrigação da concessionária vencedora.

Tarcísio de Freitas em leilão do Lote Alto Tietê na B3

Sobre esse aspecto, o governador disse que “a expansão é feita paulatinamente”, de modo que a linha “está expandindo na direção de Guarulhos”. Para ele, estes investimentos faltantes “podem ser descartados no contrato e podem promover também a expansão na outra direção. Quando você pega o planejamento de interligação da rede, isso está sendo contemplado”, completou.

Na prática, o guarulhense terá novos meios de chegar até a capital, mas dentro da cidade ainda precisará de um acesso mais dinâmico pelos trilhos.

Prazos para a extensão até Bonsucesso

Além das quatro estações novas estações projetadas aqui para a cidade (Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso), a extensão da Linha 13 também prevê outras duas novas estações em São Paulo: a Cangaíba e a Gabriela Mistral (onde será possível fazer conexão com a futura extensão da Linha 2-Verde do Metrô).

Em relação à linha que atende a população de Guarulhos, os principais prazos para as obras de extensão são os seguintes:

  • Leilão para a concessão das linhas do Lote Alto do Tietê – Aconteceu em 28 de março de 2025
  • Assinatura do contrato entre governo de SP e o Grupo Comporte – Segundo trimestre de 2025
  • Início das obras de expansão em Guarulhos – Ano 4 do contrato (2029)
  • Entrega das obras de expansão em Guarulhos – Ano 7 do contrato (Entre 2032 e 2033)

O valor da concessão do Lote Alto Tietê é de R$ 14,3 bilhões para 25 anos de contrato. Nesse primeiro momento, o dinheiro vai sair dos cofres da concessionária que venceu o leilão, mas o estado de São Paulo terá que ressarcir esse valor para a empresa nos próximos anos.

Após a conclusão de todas as obras previstas no edital, o governo vai pagar cerca de R$ 10 bilhões à companhia privada, ou seja, 70% do valor do contrato. Os outros 30% a concessionária receberá em contraprestações mensais ao longo dos 25 anos. É como se a empresa estivesse fazendo um empréstimo ao poder público enquanto administra o que foi concedido.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

ÍNDICE DA APAS

De bacalhau a chocolate: o sobe e desce no preço de itens de Páscoa nos supermercados

TRABALHO

Outback abre 74 vagas de emprego para nova unidade no Shopping Metrô Tatuapé

MAS JÁ?

Mega Vestcasa anuncia que vai fechar loja em Guarulhos e faz queima de estoque

RODOVIAS PAULISTAS

Pedágios da Castello Branco e da Raposo Tavares ficam mais baratos por causa do free flow

Sem iFood?

Entregadores de aplicativo prometem paralisação nacional hoje (31) e amanhã

ATENÇÃO!

Agência de atendimento da EDP na Paulo Faccini muda de endereço; veja onde fica agora

ENTENDA O TORNEIO

Kings League Brasil monta arena em Guarulhos e atrai famosos para a Banijay Estúdios

DIA NO PARQUE

Domingo no Bosque Maia tem feira de adoção de pets e Paulo Faccini interditada de manhã

Caminhos do Lolla

Como chegar ao Lollapalooza (e voltar), a partir de Guarulhos

MUDANÇA NA GESTÃO

Leilão define empresa que vai administrar linhas 11, 12 e 13 da CPTM pelos próximos 25 anos

SAIBA COMO FICOU

Masp inaugura edifício Pietro Maria Bardi e abre 5 novas galerias para exposições

VEJA OS PREÇOS

Shopping Tucuruvi faz semana de ofertas com desconto no Outback, Coco Bambu e Pecorino