A primeira prova do Enem 2025 será no próximo domingo (09). Neste dia, os estudantes devem responder 90 questões objetivas sobre Linguagens, Códigos e suas tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias; além de fazer a Redação. Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h00. A aplicação do exame começa às 13h30 e os candidatos terão até as 19h00 para conclusão da prova (cinco horas e trinta minutos de prazo). O segundo dia de provas será no domingo seguinte (16), com 90 questões objetivas sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
A aproximação da data é um dos momentos mais tensos para os mais de 4,8 milhões de estudantes inscritos. Depois de um ano de preparação (ou mais, para aqueles que já fizeram a prova em edições anteriores), chega o momento de decisivo de testar se todo o esforço foi suficiente para ter um desempenho que garanta vaga no curso desejado.
Guarulhos Todo Dia procurou um especialista, para saber quais são as cinco principais dicas de preparação nesta semana decisiva. Nós ouvimos o coordenador pedagógico do Colégio Eniac, o professor de Matemática Rafael Rodrigues. Acostumado a preparar alunos para estes e outros desafios no caminho para a formação pedagógica e profissional, ele listou as seguintes recomendações:
- Foque os estudos desse período na revisão daqueles pontos em que você tem mais dificuldades. Para isso, faça exercícios. Essa é a melhor maneira de reforçar o aprendizado.
- Se puder, aproveite os “aulões” e “intensivões” oferecidos nos colégios e cursinhos nesta época. O Eniac, por exemplo, tem um “aulão” no sábado (15). Eles oferecem uma chance de, além de estudar, conversar com outros candidatos que estão na mesma situação que você. A troca de experiências também pode te ajudar.
- Se a Redação é uma preocupação, lembre-se que no Enem a expectativa é de um texto composto de uma boa introdução, pelo menos três argumentos para defender sua tese e uma conclusão com boa proposta de intervenção. O importante é que o aluno tenha um bom repertório para seguir essa proposta. Considere ainda que os avaliadores do Enem valorizam redações que tenham citações, sejam de livros, artigos, filmes ou até séries. E desde que tenham relação e estejam no contexto da Redação.
- O esforço de estudo e revisão deve ir até a sexta-feira. O sábado deve ser reservado para o descanso. Se quiser, pratique alguma atividade física sem impacto, ouça música, converse com os amigos e reserve um bom tempo para a família. O apoio e acolhimento da família é essencial para este momento. E, se tiver tempo, visite o local da prova. Especialmente se não conhece o local ou o caminho para chegar lá, a partir da sua residência. E, para encerrar o dia, reserve oito horas para o sono.
- No dia da prova, acorde cedo e tome um café da manhã reforçado. Mas nada diferente do que você costuma comer normalmente de manhã. Antes de sair de casa, cheque se está levando tudo o que necessita e (principalmente caneta esferográfica preta e documento oficial com foto) e se está tudo dentro das regras do Enem. Saia cedo de casa. Melhor chegar cedo no local de prova e aguardar a abertura dos portões, do que correr o risco de virar “meme” dos atrasados do Enem. Lembre-se que Guarulhos está cheia de obras da Sabesp, que interferem no trânsito e podem ser um complicador inesperado no seu caminho.
Internacional Shopping constrói Chorão House em Guarulhos: exposição, pista de skate e arte