Osasco é a sede do SBT e da RedeTV!, São Paulo capital tem Globo, Record e Band, enquanto cidades como Barueri e Itapecerica da Serra contam com estúdios e locações usados por produções famosas na TV e no streaming. Guarulhos, mesmo com uma localização privilegiada por causa do Aeroporto Internacional de São Paulo, nunca teve tradição como endereço do audiovisual paulista. Essa realidade, no entanto, começa a mudar drasticamente a partir deste ano.
Guarulhos, mais especificamente o bairro da Vila Cavadas, pertinho do Internacional Shopping, agora é o endereço da Banijay Estúdios, o maior complexo de produção audiovisual independente da América Latina. No local, inaugurado em 2024, já são gravadas produções como o The Wall, quadro apresentado por Luciano Huck, no Domingão.
E a pergunta que fica é: a Globo não tem estúdios suficientes para gravar uma atração como essa? Sim, tem. No entanto, o The Wall é um formato da Endemol Shine, produtora responsável por formatos de sucesso, como The Masked Singer, MasterChef, No Limite, Casamento às Cegas e até o Big Brother Brasil. A Endemol faz parte do grupo Banijay e, dependendo dos acordos feitos, usa seus próprios estúdios para produções, em vez de locações externas ou das instalações das próprias emissoras. No geral, essa terceirização de estrutura barateia o custo para as emissoras de TV.
O Banijay Guarulhos tem três grandes estúdios: A, com 3.434 m²; B, com 6.383 m²; e C, com 1.094 m². Além disso, há uma área verde onde é possível realizar gravações externas. Ao todo, o complexo tem 60 mil metros quadrados. Para se ter uma ideia, o maior estúdio independente na cidade de São Paulo é o Quanta, com pouco mais de 1.100 m².
Guarulhos, a nova casa do audiovisual em SP
Uma vantagem dos novos estúdios é o pé direito (altura entre o piso e o forro do teto) alto, de até 15 metros. A altura ajuda a montar cenários grandiosos.
O lançamento do Banijay Estúdios traz não apenas grandes apresentadores, atores e artistas brasileiros, mas também internacionais. A expectativa da empresa é rodar programas de TV, realities, além de filmes e séries, inclusive estrangeiros.
De acordo com reportagem da revista Veja, a inauguração do novo complexo vai atender não apenas uma demanda da Endemol, mas também de empresas internacionais, como Netflix, Amazon, Disney e Warner Bros. Discovery. Com a popularização do streaming e aumento das produções brasileiras, esses grandes grupos perceberam que o Brasil não tinha tantos estúdios espaçosos disponíveis.
“Nosso setor não estava preparado para tudo que as plataformas de streaming queriam. Somou-se ainda a demanda de canais convencionais, como a Globo, que começaram a terceirizar conteúdo”, conta Rodrigo Pastoriza, diretor do Banijay Estúdios, citando o The Masked Singer, parceria da Endemol com a Globo, rodado no WTC, estúdio na cidade de São Paulo.
Onde fica o Banijay Estúdios, em Guarulhos
O Banijay Estúdios fica na rua Barão do Rio Branco, 217, no bairro Vila Cavadas. O acesso é bem fácil para quem vem de fora de Guarulhos, pois fica próximo às rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias. Antes de serem transformados em um complexo de estúdios, os antigos galpões que ficavam no endereço chegaram a ser colocados no mercado para alugar por R$ 650 mil por mês.
“O lançamento da Banijay Estúdios no Brasil é um evento significativo para o mercado de audiovisual no Brasil. Essa iniciativa destaca nosso compromisso com o desenvolvimento e aprimoramento da indústria cinematográfica brasileira. O complexo proporciona instalações de alta qualidade para produções audiovisuais, promovendo a colaboração entre talentos locais e internacionais. Estamos ansiosos para contribuir com a diversidade e excelência do conteúdo produzido no Brasil, fortalecendo sua posição como um centro cultural e criativo de destaque globalmente.”
Rodrigo Pastoriza, diretor do Banijay Estúdios.
A partir de agora, muito do que você assiste na TV e no streaming, vai ser “made in Guarulhos”. Bom para a cidade!