Termina na próxima segunda-feira (15) o prazo para a negociação de dívidas em atraso pelo Mutirão Nacional. A oportunidade é oferecida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Procons de todo o país. Podem ser negociadas dívidas de cheque especial, cartões de crédito, crédito consignado e outras formas de crédito oferecidos por bancos ou outras instituições financeiras.
No mutirão você pode negociar o valor da dívida, redução da taxa de juros, mais prazo para pagamento ou até a mudança para uma forma de crédito mais barata, dependendo da política de cada instituição. Não podem ser negociadas dívidas que tenham bens como garantia (financiamento de imóvel ou carro, por exemplo) ou dívidas prescritas ou que estejam com as parcelas em dia.
A negociação pode ser feita diretamente com o banco ou instituição financeira, ou através do portal ConsumidorGovBR. Mas pelo portal a negociação só pode ser feita pelos consumidores que tenham conta Prata ou Ouro.