Cachorro de Guarulhos morre após ser despachado em voo errado

Cachorro e o tutor tinham como destino o Mato Grosso, mas animal foi parar em Fortaleza. No retorno a Guarulhos, o cão chamado Joca morreu.

Redação Guarulhos Todo Dia

redacao@guarulhostododia.com.br

Reprodução/TV Globo

Publicado em 23/04/2024 às 13:26 / Leia em 4 minutos

Joca, um cão da raça Golden Retriever de cinco anos de idade, morreu depois de ser despachado em um voo errado da Gol Linhas Aéreas na segunda-feira (22). O tutor, João Fantazzini, e o cachorro saíram do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, tendo como destino o Aeroporto de Sinop, no Mato Grosso. No entanto, o animal foi despachado de forma errada para Fortaleza, no Ceará. No retorno para Guarulhos, Joca sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu. A Gol explicou que ele embarcou no voo para o Ceará por causa de uma “falha operacional”.

O caso passou na edição desta terça-feira (23) do SP1, na Globo. A família é daqui de Guarulhos, mas o tutor João estava de mudança para a cidade de Sorriso, no Mato Grosso. Ao desembarcar no aeroporto de Sinop, recebeu a notícia do erro e retornou a Guarulhos.

Lá no Ceará, enquanto esperava para voltar a São Paulo, o cachorro Joca ficou dentro da gaiola de transporte, na pista. Há fotos dos funcionários da companhia dando água ao animal. No entanto, a temperatura em Fortaleza chegou a 31ºC, com sensação térmica de 36°C. Quando desembarcou aqui em solo guarulhense, o Golden Retriever já estava morto. Uma veterinária atestou o óbito “por parada cardiorrespiratória, com causas ainda a esclarecer”.

“Ele não estava com veterinário quando ele chegou, ele não tinha um veterinário em Fortaleza para saber se ele estava apto a pegar o voo de Fortaleza para Guarulhos. Me falaram que em Fortaleza não tinha veterinário e ele ficou na pista por volta de uma hora e meia, lá a sensação térmica estava em 36ºC. Imagina na pista…”, chorou o engenheiro João Fantazzini, o tutor de Joca, em entrevista ao SP1. Ele também fez posts nas redes sociais denunciando o caso.

A família contratou um advogado e deve processar a Gol por maus-tratos e negligência.

João e Joca: cachorro morreu depois de ser despachado em voo errado no aeroporto de Guarulhos

O que diz a empresa

Em nota, a Gol explicou que Joca embarcou no voo para o Ceará por causa de uma “falha operacional”. Diz que os funcionários da empresa cuidaram o animal até o embarque de volta para Guarulhos, mas que, após o pouso, foram surpreendidos pela morte do cachorro. A companhia avisa que vai apurar o caso, reforçou que lamenta o ocorrido e que tem oferecido o suporte necessário à família.

Veja a nota completa abaixo:

“A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).

Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.”

LEIA TAMBÉM -> People Mover de Guarulhos: Como funciona aeromóvel que liga o aeroporto à CPTM

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Nomes nas urnas

Eleições 2024: partidos de Guarulhos começam a oficializar seus candidatos

O preço tá bom?

Feijoada vai bem nesse frio? Então não esqueça da couve manteiga. O preço está bom.

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

ÁGUA NA BOCA

Guia: 9 pizzarias bem avaliadas em Guarulhos; cidade tem paixão por pizza!

BOTA CASACO, TIRA CASACO

São Paulo registra a tarde mais fria do ano: 13 graus. Mas o tempo vai mudar…

VIAGEM E PASSEIO EM SP

O preço médio da diária em hotéis e pousadas de Campos do Jordão em 2024

O podcast do GTD

A greve que não houve, a verba polêmica e muito mais, em A Semana em Guarulhos

DICA NA CIDADE

Museu do Videogame em Guarulhos: Tudo sobre o evento no Internacional

EM CARTAZ

Quanto custa o ingresso do cinema em Guarulhos? Veja os preços

Marginal Tietê

Acidente entre carro e carreta piora trânsito na Marginal Tietê, no sentido Castello Branco

O preço tá bom?

A mandioca é o destaque da semana na lista do preço bom

ANIMAIS RESGATADOS

Quer ser tutor de cachorro ou gato? Tem feira de adoção no sábado (6) em Guarulhos

TUDO NO PAPEL

Novo PAC libera R$ 43 milhões para construir policlínica e duas UBSs em Guarulhos, mas…