A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (24) a Operação Destino Trocado. Quatro pessoas foram presas e os agentes da PF cumpriram ainda sete mandados de busca e apreensão, nas cidades de Guarulhos e São Paulo. A operação é contra um grupo suspeito de trocar etiquetas de bagagem, para poder enviar malas com drogas para outros países.
A investigação desse grupo começou a partir da apreensão de uma mala com mais de 21 quilos de cocaína, em fevereiro, no aeroporto de Brasília. A bagagem teria como destino a cidade de Johanesburgo, na África do Sul. Os quatro mandados de prisão temporária, segundo a PF, foram emitidos contra funcionários que trabalham na etiquetagem e na movimentação de bagagens, a partir do check-in. Também foi presa uma mulher que foi vista entregando uma mala com drogas para os envolvidos. Os mandados de busca e apreensão tiveram como alvo outros funcionários suspeitos e também um motorista de aplicativo.
A ação desse grupo, além do crime de tráfico de drogas, ameaça os passageiros do aeroporto. As vítimas viajam sem saber que estão transportando malas em seus nomes, carregadas de entorpecentes. Em abril do ano passado, por exemplo, duas mulheres de Goiânia foram presas ao desembarcar no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha. A médica veterinária Jeanne Paolinni e a personal trainer Kátyna Baía ficaram presas por um mês em uma penitenciária alemã. Uma das malas que estava em nome das duas tinha cocaína. Por sorte, imagens do aeroporto de Guarulhos flagraram a troca das etiquetas.