Hospital Nipo-Brasileiro confirma que vai reduzir maternidade e explica mudanças na estrutura

De acordo com o Hospital Nipo-Brasileiro, decisão foi tomada por causa da queda na taxa de natalidade e no aumento da procura de pacientes para o pronto atendimento.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/HNipo

Publicado em 15/05/2024 às 12:56 / Leia em 4 minutos

O Hospital Nipo-Brasileiro vai reduzir a estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e da maternidade a partir de junho. No entanto, o centro médico particular continuará com o pronto atendimento ginecológico e obstétrico, que funciona 24 horas. “Será mantido com a segurança e estrutura necessárias para partos, assim como o Ambulatório da Mulher, que segue com os exames e serviços oferecidos sem nenhuma alteração, incluindo agendamentos de consulta para pré-natal”, informa o HNipo, em nota enviada ao Guarulhos Todo Dia nesta quarta-feira (15).

A empresa explica que a decisão foi tomada por causa da queda na taxa de natalidade no Brasil. No entanto, de acordo o Hospital Nipo-Brasileiro, eles vão “garantir a manutenção dos empregos gerados atualmente”.

Isso vai acontecer com uma reestruturação do espaço, que passará a ter mais leitos para internações e aumentará a capacidade de pronto atendimento, que registrou um crescimento expressivo na procura durante a epidemia de dengue.

“A restauração dos espaços físicos se deve pela necessidade de ampliação de leitos para pacientes clínicos, cirúrgicos e pediátricos, visando fortalecer o serviço de urgência e emergência e ampliar o atendimento especializado, visto que atualmente, entre os hospitais associados à Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), o HNiPO é o segundo maior Pronto-Atendimento (em número de pacientes) na cidade de São Paulo”, diz a assessoria do HNipo.

A informação sobre a decisão de encerrar os serviços de maternidade do Hospital Nipo-Brasileiro foi publicada em primeira mão pelo site do jornal Guarulhos Hoje, na terça-feira (14). A reportagem teve acesso a um comunicado enviado aos funcionários.

Nota do Hospital Nipo-Brasileiro sobre mudanças na estrutura

“O Hospital Nipo-Brasileiro informa que está reduzindo as atividades de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e do centro obstétrico. É importante salientar que o pronto atendimento ginecológico e obstétrico – que funciona 24 horas – será mantido, com a segurança e estrutura necessárias para partos, assim como o Ambulatório da Mulher, que segue com os exames e serviços oferecidos sem nenhuma alteração, incluindo agendamentos de consulta para pré natal.

A decisão, que é reflexo da queda de natalidade no Brasil evidenciada pelo Censo IBGE 2023, foi tomada com cautela, pensada de forma a garantir a manutenção dos empregos gerados atualmente e é parte de um processo de reestruturação da instituição de saúde que há mais de três décadas se dedica à assistência médica de excelência na capital, Guarulhos e região.

A restauração dos espaços físicos se deve pela necessidade de ampliação de leitos para pacientes clínicos, cirúrgicos e pediátricos, visando fortalecer o serviço de urgência e emergência e ampliar o atendimento especializado, visto que atualmente, entre os hospitais associados à Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), o HNiPO é o segundo maior Pronto-Atendimento (em número de pacientes) na cidade de São Paulo.

Por fim, reverenciamos nossas origens Nipo-Brasileiras e reforçamos que toda tomada de decisão é pautada na ética, baseada em evidências e olhando para o futuro, respeitando o legado dos fundadores e cuidando para a perenidade do HNipo.

Sobre o HNipo

O Hospital Nipo-Brasileiro, localizado no Parque Novo Mundo, foi construído em 1988 para atender, principalmente, a comunidade oriental no Brasil. Sua inauguração ocorreu no aniversário de 80 anos da imigração japonesa. Atualmente o hospital conta com mais de 240 leitos, entre apartamentos, enfermaria, UTI (neonatal e coronariana), além do Centro Cirúrgico e de Pronto Atendimento 24h, recebendo pacientes de todas as etnias e regiões da cidade.”

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

GUIA

Festas juninas em Guarulhos (ou perto daqui): veja agenda de julho de 2025

FESTA JULINA

12 quermesses em Guarulhos para aproveitar em julho

Arraiá sindical

Arraial dos Metalúrgicos, neste sábado, no clube de campo do sindicato

Aniversário de Santa Isabel

Show de Ana Castela é, mais uma vez, atração de aniversário de cidade do Alto Tietê

Dica de férias

Espetáculos de circo, de graça, durante as férias escolares

ATUALIZAÇÃO

Atrasada, obra na Via Dutra em Guarulhos completa dois anos em julho

PROGRAMAÇÃO

Quermesse em Guarulhos: Festas juninas para curtir neste sábado e domingo

ENTRADA GRATUITA

Festa junina do Parque Júlio Fracalanza encerra programação do Arraiá dos CEUs em Guarulhos

ANCHIETA-IMIGRANTES

Pedágio mais caro do Brasil sofre reajuste de 5,16%; tarifa chega a quase R$ 40

SEM TIMES NA ELITE

Os projetos frustrados para Guarulhos ter um grande estádio de futebol

PIU ARCO TIETÊ

Esse é o plano para melhorar o entorno da Marginal Tietê: Metrô, parques e habitação

PROGRAMAÇÃO

Festa junina do Bosque Maia 2025: Guia com horários e atrações do Arraial Guarulhos