A inauguração do Trevo de Cumbica (ou Jacu Pêssego) causou enorme frustração justamente aos moradores do bairro Jardim Cumbica. Apesar da pista novinha bem ali no bairro, não existe acesso para os motoristas que trafegam em ruas como a Canutana, Santa Quitéria e São Gabriel da Cachoeira. Tudo foi bloqueado por barreiras de concreto (conforme você pode ver na imagem principal). Sendo assim, quem precisa acessar a Rodovia Presidente Dutra vindo do bairro precisa dar uma volta enorme por Bonsucesso, o que acaba piorando o trânsito em toda a região.
Durante evento com anúncio de liberação de recursos estaduais para a Saúde de Guarulhos nesta quarta-feira (19), o Guarulhos Todo Dia questionou o prefeito Guti sobre essa situação. De acordo com o chefe do Executivo da cidade, a reclamação dos moradores é válida, mas o problema não tem uma solução tão fácil quanto parece.
O prefeito explicou que o projeto original do Trevo, feito no início dos anos 2000, não contemplava esse acesso pelo bairro. Se isso fosse alterado agora, existia o risco de as obras sofrerem um novo atraso.
“Reclamam e reclamam com razão [os moradores do Jardim Cumbica]. O projeto é um projeto antigo, que nasce com mais de 20 anos de idade. A gente herdou esse projeto e fez as modificações que poderiam ser feitas sem ferir a natureza do contrato, então a gente conseguiu fazer algumas mudanças sem que prejudicasse o recebimento dos recursos federais para deixar o projeto um pouco mais moderno”, diz Guti, ao GTD.
O prefeito relembrou os pedidos que fez ao governador Tarcísio de Freitas, então ministro da Infraestrutura, durante o processo de concessão da Rodovia Presidente Dutra. Ele citou a criação das duas pistas marginais nos sentidos São Paulo e Rio de Janeiro, que aumentaram a capacidade de fluxo na Dutra na altura do Trevo de Bonsucesso.
“A gente fez essas mudanças, mas o outro lado nunca foi previsto acesso para quem está no Jardim Cumbica. Na última vistoria técnica com o governador, levamos para o governador esse problema. Estamos finalizando um pré-projeto para falar para o governador quanto custa isso e ver se ele consegue auxiliar a cidade em 70% ou 80% da confecção dessa parte de acesso ao trevo para quem está no Jardim Cumbica.”
Guti
Ou seja, existe uma complexidade burocrática e de orçamento para a construção desse acesso aos moradores do Jardim Cumbica ao Trevo de Cumbica, que foi construído pela concessionária CCR RioSP seguindo planejamento alinhado junto ao governo federal. O início da concessão e a aprovação das obras aconteceram durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, entre 2021 e 2022, e a entrega ocorreu no final de maio de 2024, já durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
LEIA TAMBÉM -> Inauguração do Trevo de Bonsucesso antecipa disputa eleitoral em Guarulhos