Vai ter greve de ônibus em São Paulo na quarta-feira, mas em Guarulhos não

Greve confirmada pelo Sindimotoristas afeta somente a capital paulista. NÃO vai ter paralisação aqui em Guarulhos. Entenda a situação na reportagem.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 02/07/2024 às 19:58 / Leia em 3 minutos

O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo confirmou que vai ter greve de ônibus na capital paulista nesta quarta-feira (3), a partir da meia-noite. A categoria diz que não houve avanço nas negociações de reajuste salarial. Nesta terça-feira (2), a Justiça do Trabalho determinou que, durante a paralisação, os motoristas e cobradores de ônibus devem garantir 100% do efetivo nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e no mínimo 50% nos demais períodos.

Essas decisões judiciais, no entanto, nem sempre são respeitadas. A dica é: antes de sair de casa na quarta (3), confira o noticiário ao vivo na TV e no rádio para entender como está a situação de momento, pois existe um grande risco de o seu ônibus não passar. Também vale a pena acompanhar os horários nos aplicativos de mobilidade.

De acordo com a decisão Tribunal Regional do Trabalho, se a decisão não for cumprida será aplicada multa diária de R$ 100 mil ao sindicato da categoria (Sindimotoristas) e ao sindicato das empresas de transporte coletivo (SPUrbanuss). “Os trabalhadores não devem impossibilitar ou criar obstáculos às saídas dos ônibus das garagens, à circulação e ao acesso pelos passageiros. As empresas de transporte coletivo devem disponibilizar os veículos para a prestação dos serviços”, diz a Justiça.

A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos com placas finais 5 e 6, que originalmente não poderiam circular das 7h às 10h e das 17h às 20h.

E vai ter greve de ônibus em Guarulhos?

Não, não vai ter greve de ônibus em Guarulhos nesta quarta-feira (3). A paralisação em São Paulo não afeta diretamente as linhas que circulam aqui na cidade, nem mesmo os ônibus da EMTU, pois os sindicatos são diferentes. Aqui na cidade, a operação deve ficar normal.

No entanto, o que pode ficar mais complicado é o trânsito para quem circula na capital. Afinal, vai ter mais gente saindo de carro de casa. Além disso, os preços de veículos por aplicativo também podem ficar mais salgados ao longo do dia.

O que o sindicato pede?

O sindicato que representa os funcionários de transporte rodoviário de São Paulo pede reajuste salarial de 3,69% pelo IPCA-IBGE mais 5% de aumento real, além de reposição das perdas de 2,46% desde 2020. Ainda há reinvidicações em relação aos benefícios, como qualidade da cesta básica, vale refeição, seguro de vida e convênios. A Prefeitura de São Paulo e a SPTrans são responsáveis pela negociação.


Receba notícias de Guarulhos em primeira mão no seu WhatsApp. Entre no grupo do Guarulhos Todo Dia. É 100% gratuito! Acesse neste link.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Nomes nas urnas

Eleições 2024: partidos de Guarulhos começam a oficializar seus candidatos

O preço tá bom?

Feijoada vai bem nesse frio? Então não esqueça da couve manteiga. O preço está bom.

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto

ÁGUA NA BOCA

Guia: 9 pizzarias bem avaliadas em Guarulhos; cidade tem paixão por pizza!

BOTA CASACO, TIRA CASACO

São Paulo registra a tarde mais fria do ano: 13 graus. Mas o tempo vai mudar…

TRABALHO

Latam está com vagas de emprego abertas no Aeroporto de Guarulhos

VIAGEM E PASSEIO EM SP

O preço médio da diária em hotéis e pousadas de Campos do Jordão em 2024

O podcast do GTD

A greve que não houve, a verba polêmica e muito mais, em A Semana em Guarulhos

DICA NA CIDADE

Museu do Videogame em Guarulhos: Tudo sobre o evento no Internacional

EM CARTAZ

Quanto custa o ingresso do cinema em Guarulhos? Veja os preços

ENTENDA A CRISE

Endividada, Casa do Pão de Queijo é exemplo do quanto é caro comer em aeroporto