A greve dos motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo vai afetar somente a circulação das linhas da capital paulista administradas pela SPTrans, da Prefeitura de São Paulo. Muita gente acaba ficando em dúvida se os ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) também estão incluídos na paralisação, afinal eles também rodam na cidade de São Paulo. Mas saiba que esses veículos que fazem o transporte intermunicipal, tanto os que saem aqui de Guarulhos quanto de outros municípios da região metropolitana, devem funcionar normalmente nesta quarta-feira (3).
No entanto, o guarulhense precisa ficar atento em relação ao trânsito, que deve estar bem pior do que o normal, o que pode afetar os horários das linhas da EMTU. A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos com placas finais 5 e 6, que não poderiam circular das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Além disso, as linhas do Metrô e os trens da CPTM também tendem a ficar mais cheias do que o normal. A tarifa de carros de aplicativo tem a possibilidade de ficar mais alta por causa da alta procura.
Vale reforçar: os ônibus aqui na cidade de Guarulhos vão circular normalmente. O sindicato que entrou em greve é o que negocia com a Prefeitura de São Paulo e a SPTrans. Aqui em Guarulhos e em outras cidades da região metropolitana são outros sindicatos.
Problemas no aplicativo da EMTU
Em um dia caótico como promete ser essa quarta-feira de greve na capital paulista, o ideal é sempre acompanhar onde o seu ônibus está nos aplicativos de mobilidade. Quem sai aqui de Guarulhos e vai para a capital paulista de transporte público tem nos ônibus da EMTU o principal meio de deslocamento.
O problema é que a plataforma digital da EMTU começou a apresentar problemas graves nos últimos dias e não tem mostrado mais aos passageiros a localização em tempo real dos ônibus. Nas redes sociais, a empresa disse que “está trabalhando para resolver este problema o mais rápido possível”. Enquanto isso, o usuário acaba ficando no escuro, sem as informações necessárias.
Nesta quarta (3), se o problema não estiver resolvido, o negócio vai ser ir para o ponto de ônibus e ter paciência para aguardar o ônibus.
Tenha acesso a notícias de Guarulhos em primeira mão no seu WhatsApp. Entre no grupo do Guarulhos Todo Dia. É 100% gratuito! Acesse neste link.