O segundo turno das eleições em Guarulhos será disputado por Lucas Sanches (PL) e Elói Pietá (Solidariedade). Os candidatos derrotaram Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Republicanos), Alencar Santana (PT), Márcio Nakashima (PDT) e Waldomiro Ramos (PSB) no primeiro turno, que aconteceu neste domingo (6). A Justiça Eleitoral já indica mais de 99% das urnas de Guarulhos apuradas, e o resultado está assim:
- Lucas Sanches (PL) – 33,25%
- Elói Pietá (Solidariedade) – 29,81%
- Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Republicanos) – 20,13%
- Alencar Santana (PT) – 9,67%
- Márcio Nakashima (PDT) – 6,56%
- Waldomiro Ramos (PSB) – 0,59%
- Votos nulos – 8,50%
- Votos em branco – 5,51%
Lucas Sanches é um vereador do PL, partido de Jair Bolsonaro. No entanto, o político de 28 anos fez toda a sua campanha sem o apoio dos caciques políticos da direita. Bolsonaro, o governador Tarcísio de Freitas e o atual prefeito Guti apoiaram Xerife e agiram para inviabilizar a candidatura de Sanches. Com um trabalho nas redes sociais e também nas ruas, o jovem conseguiu reverter a falta de apoio para chegar ao segundo turno. Como vereador, o candidato do PL fez oposição à gestão Guti.
Já Elói Pietá tem 80 anos de idade e já foi prefeito de Guarulhos durante dois mandatos, entre 2001 e 2008. Também já atuou como vereador, deputado estadual e deputado federal. Em 2016 e 2020 tentou voltar à prefeitura, mas foi derrotado pelo atual prefeito Guti nas duas eleições.
Um dos nomes históricos do PT (Partido dos Trabalhadores) no estado de São Paulo, Pietá deixou o partido no início deste ano, depois de brigar pelo direito de disputar prévias eleitorais contra o deputado estadual Alencar Santana, que foi indicado pelo diretório municipal do partido como candidato à prefeitura. Rompido com o PT, Elói filiou-se ao Soliedariedade.
O segundo turno das eleições municipais em Guarulhos acontece no dia 27 de outubro.