A primeira pesquisa do segundo turno das eleições em Guarulhos já está registrada no site da Justiça Eleitoral e tem data para ser divulgada: sexta-feira, 11 de outubro. O levantamento será realizado entre segunda (7) e quinta (10) pela Paraná Pesquisas. O instituto vai apontar como estão as chances de Lucas Sanches (PL) e Elói Pietá (Solidariedade), os vencedores do primeiro turno para prefeitura da cidade. Será possível entender quais eleitores estão indecisos e como as campanhas vão trabalhar para conquistar mais votos nas próximas três semanas.
Serão entrevistados presencialmente 740 eleitores, que representam uma amostragem de quem vota em Guarulhos, o segundo maior colégio eleitoral do estado de São Paulo, atrás apenas da capital. A margem de erro será de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança estimado é de 95%. A própria Paraná Pesquisas vai arcar com os custos de R$ 15 mil do levantamento, que está registrado com o número SP-02647/2024.
Lucas Sanches terminou o primeiro turno na liderança em Guarulhos, sendo a escolha de 33,25% dos eleitores. O candidato do PL recebeu 213.212 votos. Já Elói Pietá ficou com 29,81% e 191.188 votos. Juntos, os outros quatro candidatos derrotados registraram 36,94% dos votos válidos. Jorge Wilson Xerife (Republicanos) teve 20,12% (129.026 votos), Alencar Santana (PT) ficou com 9,67% (62.031 votos), Márcio Nakashima com 6,55% (42.034 votos) e Waldomiro Ramos com 0,59% (3.801 votos).
O Xerife, que tem um capital político de 20% dos votos, fez uma campanha inteira atacando Lucas Sanches e defendendo que era o verdadeiro representante da direita em Guarulhos, pois tinha o apoio do governador Tarcísio de Freitas e do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, o deputado estadual dizia que fazia parte do grupo de Guti, “que tinha livrado o município do ‘desgoverno’ do PT”. Para quem vão esses votos de Jorge Wilson?
Alencar, o candidato que se colocou mais à esquerda durante a campanha, fez duras críticas a Elói Pietá e a sua vice, Fran Corrêa. Os quase 10% de eleitores do petista vão escolher Elói Pietá ou parte deles vai preferir Sanches, que está mais à direita?
Pois bem. A primeiras pesquisa vai servir como um termômetro para entender para onde vão esses votos. O segundo turno das eleições acontece no dia 27 de outubro.