Gilberto Kassab, um dos nomes mais influentes nos bastidores da política nacional, foi na contramão da base que formou em Guarulhos. Em um vídeo publicado nesta sexta-feira (25) nas redes sociais de Elói Pietá (Solidaridade), o ex-prefeito de São Paulo enche o candidato do Solidariedade de elogios e manisfesta seu apoio público. Só para contextualizar: Kassab é presidente nacional do PSD, mesmo partido de Guti –o atual prefeito tem em Pietá um de seus adversários políticos na cidade.
Além disso, o PSD é um partido muito forte dentro da Câmara Municipal. O presidente do Legislativo guarulhense, por exemplo, o vereador Ticiano, faz parte da sigla de Kassab. Apesar de o partido ter liberado a escolha dos filiados no segundo turno, os cinco vereadores eleitos pelo PSD neste ano têm feito campanha para Lucas Sanches (PDT), o rival de Pietá no segundo turno.
Gilberto Kassab foi prefeito de São Paulo entre 2006 e 2012, enquanto Elói comandou o Executivo de Guarulhos entre 2001 e 2008. No vídeo, o político cita que conheceu o trabalho do agora candidato do Solidariedade naquela época.
“Sou Gilberto Kassab e queria dar aqui o meu testemunho, o testemunho de quem foi prefeito de São Paulo ao mesmo tempo que Elói Pietá foi prefeito de Guarulhos. Pude perceber naqueles momentos de convivência o quanto ele é sério, honrado, honesto e o quanto é apaixonado por Guarulhos, o quanto conhece a cidade de Guarulhos, conhece os seus problemas, conhece os desafios e conhece as soluções”, disse.
O presidente do PSD cita a importância do voto para prefeito. Durante o vídeo, ele diz, inclusive, que Elói Pietá terá excelente diálogo com o governador Tarcísio de Freitas –Tarcísio apoiou Jorge Wilson no primeiro turno e está com Lucas Sanches no segundo em Guarulhos. No entanto, Kassab faz parte do Executivo estadual como um dos principais articuladores políticos do governador, atuando como Secretário de Governo e Relações Institucionais.
“Ter pessoas experientes à frente de uma cidade como Guarulhos é muito importante. Elói Pietá é um homem de diálogo, moderado, de excelente diálogo com o governo de São Paulo, com o governador Tarcísio, e com excelente diálogo com o governo federal. Portas abertas em qualquer lugar, pois não há quem no nosso país não respeite o Elói Pietá”, defendeu Kassab.
Considerando o cenário do PSD em Guarulhos e até no estado de São Paulo, o depoimento de Kassab pode até surpreender, mas é um posicionamento que apenas reforça o status nacional do partido: o centrão. Na capital paulista, por exemplo, Gilberto Kassab está com o “direitista” Ricardo Nunes.