GRU Airport reintegra posse de terreno nas Malvinas: 70 famílias desalojadas

Concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos alega que pessoas que moravam ali estavam em risco.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Reprodução/TV Globo

Publicado em 26/11/2024 às 17:10 / Leia em 3 minutos

Uma reintegração de posse cumprida por ordem judicial na manhã desta terça-feira (26) deixou desalojadas cerca de 70 famílias que ocupavam um terreno que pertence à GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos. Tratores derrubaram os barracos e as casas erguidas no entorno das Malvinas, comunidade construída às margens da Rua Jamil João Zarif. As pessoas que ali moravam precisaram contar com a ajuda de amigos e familiares para ter um teto nos próximos dias.

O processo corria na Justiça de São Paulo há quatro anos. Na ação, a GRU Airport alegou que o terreno desocupado nesta manhã não pode ter moradores, pois as pessoas ali naquele local ficam expostas a eventuais perigos das atividades exercidas no aeroporto, localizado a poucos metros de distância dali.

As famílias foram informadas sobre a reintegração de posse há duas semanas e chegaram a fazer uma manifestação no Aeroporto de Guarulhos recentemente, mas não houve um acordo. Logo no início desta terça (26), a Polícia Militar cercou a região para o cumprimento da decisão. A vizinhança chegou a colocar fogo em objetos durante a ação, mas a reintegração aconteceu sem confrontos.

“Eu pagava R$ 700 de aluguel e tava muito pesado, aí o meu esposo que levantou a casa aqui com muito sacrifício, no sol e na chuva, mas ele levantou. Agora ele foi embora e me deixou com as quatro crianças, fiquei sozinha e desamparada. Só Deus sabe a minha dor”, lamentou Raquel, em conversa com o repórter Lucas Jozino, do SP1. Ela morava havia cerca de um ano no local. Após a reintegração, Raquel e a família ficarão na casa da cunhada, no Ponte Alta.

De acordo com os moradores, ninguém foi cadastrado em programas de governo. “Nós estamos ajudando os moradores a retirar as coisas às pressas das casas deles, preocupados porque [faltam] 30 dias praticamente para o Natal. Eles não tiveram suporte da prefeitura, não tão cadastrados para poder pegar nenhum benefício”, afirmou o líder comunitário Ricardo Vicente, em entrevista à Globo.

O bairro das Malvinas têm cerca de mil residências construídas e cresceu muito durante a pandemia, boa parte dessa “expansão” aconteceu no terreno que foi esvaziado hoje.

O que diz a GRU Airport

Em nota enviada ao Guarulhos Todo Dia, “a Concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que a Justiça está cumprindo hoje, 26/11/2024, a reintegração de posse de área localizada no entorno da Comunidade Malvinas. GRU Airport presta assistência para o transporte e a guarda dos pertences. As famílias que se cadastraram junto à Prefeitura de Guarulhos receberão aluguel social. A Comunidade Malvinas não será afetada”.

Questionada pela reportagem, a concessionária não respondeu se dará algum tipo de uso para o terreno que ficou vazio após a saída das 70 famílias.

O que diz a Prefeitura de Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos disse que não tem nenhuma responsabilidade sobre esse processo de reintegração de posse e que o caso é de responsabilidade da concessionária do aeroporto, mas que trabalha junto ao governo federal e ao Ministério Público para ajudar as famílias afetadas.

LEIA TAMBÉM -> Dutra com free flow: Moradores de Guarulhos ficam confusos com futuro pedágio

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

AGORA VAI?

Rodoanel Norte: Ligação da Dutra com a Fernão Dias está 68% concluída

LONGE DE GUARULHOS

Obra da 1ª estação do Metrô fora da capital está perto de começar, mas longe de Guarulhos

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida

REPORTAGEM

Obra do Thomeuzão é retomada após atraso na entrega, e Lucas Sanches revê projeto de Guti

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BI

A nova fase de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada

APÓS VISTORIA FEDERAL

People Mover: Novo atraso na entrega do Aeromóvel de Guarulhos é confirmado

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Casa Poli, Poli Shopping e a futura estação Guarulhos da Linha 19-Celeste

PROBLEMA DA SABESP

Cratera na Marginal Tietê continua aberta e causa mudanças no trânsito da pista central