A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo, administradora do HMPB (Hospital Pimentas-Bonsucesso) e do HMU (Hospital Municipal de Urgências), enviou uma nota ao Guarulhos Todo Dia nesta sexta-feira (13) detalhando a negociação com a Prefeitura de Guarulhos. Desde a semana passada, os dois hospitais estão restringindo atendimentos à população apenas para urgência e emergência. Em meio ao impasse, o poder público municipal e a entidade fecharam um acordo.
Segundo a Organização Social, a dívida atual da Prefeitura de Guarulhos é de R$ 22.786.081,70, referente aos atendimentos excedentes que o HMU e o HMPB estão realizando além do que foi combinado em contrato.
A Santa Casa informou na nova nota que o município deu início às tratativas para a regularização das compensações financeiras relacionadas às despesas excedentes, devidamente apuradas e validadas pelas equipes técnicas. Essas despesas referem-se ao período de maio de 2022 a outubro de 2024.
“A regularização possibilitará a continuidade dos atendimentos de saúde no município de Guarulhos, bem como a repactuação dos valores por meio de aditamento ao Contrato de Gestão nº 3322/2022-FMS. O repasse dos valores acordados parceladamente será efetivado em até cinco dias úteis após a assinatura do termo, cuja formalização se deu em 10/12/2024”, diz a entidade.
Ou seja, a tendência é que o atendimento volte ao normal nos próximos dias.
Leia o posicionamento completo abaixo:
“A IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, organização social de Direito Privado sem fins lucrativos, detentora do CEBAS, inscrita no CNPJ/MF sob o nº. 47.708.771/0001-00, com sede na Avenida Robert Kennedy, 2900, Bairro Assunção, CEP nº. 09860-214, no Município de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, vem, através de seu representante legal, esclarecer os questionamentos trazidos quanto ao comunicado à população de Guarulhos:
Qual é o valor devido pelo Município de Guarulhos à Irmandade?
Informamos que o valor devido pela Prefeitura de Guarulhos à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo, ao longo do tempo totaliza R$ 22.786.081,70 (vinte e dois milhões, setecentos e oitenta e seis mil, oitenta e um reais e setenta centavos).
Há quanto tempo a Irmandade busca um acordo com a Prefeitura de Guarulhos?
A Irmandade tem buscado incansavelmente a regularização da situação desde meados de 2022, ou seja, há mais de dois anos.
Desde a divulgação da nota, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo foi procurada pela Prefeitura de Guarulhos para buscar um acordo?
Sim, informamos que o Município deu início às tratativas para a regularização das compensações financeiras relacionadas às despesas excedentes, devidamente apuradas e validadas pelas equipes técnicas. Essas despesas referem-se ao período de maio de 2022 a outubro de 2024.
A regularização possibilitará a continuidade dos atendimentos de saúde no município de Guarulhos, bem como a repactuação dos valores por meio de aditamento ao Contrato de Gestão nº 3322/2022-FMS. O repasse dos valores acordados parceladamente será efetivado em até cinco dias úteis após a assinatura do termo, cuja formalização se deu em 10.12.2024.
Reiteramos o compromisso da Irmandade com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos, e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.”
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