Dona Yolanda Ribeiro, de 91 anos, foi a principal atração da cerimônia de formatura da Escola Estadual Padre Conrado Sivila. Ela concluiu os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), transformando um antigo sonho em realidade. O evento aconteceu quarta-feira (11), na Universidade Guarulhos (UNG) pelo programa Juntos na Formatura, que integra o Projeto Educare.
“Aos 11 anos, vim para São Paulo acompanhar uma amiga e já comecei a trabalhar, dando sequência na minha vida. Encontrei meu marido, me casei, tive filhos e formei todos eles. Agora, chegou a minha vez de estudar e realizar o sonho de escrever meu nome nos documentos”, contou ela, em entrevista divulgada pela assessoria de imprensa da UNG.
Durante a formatura, Dona Yolanda chamou a atenção pela memória invejável e simpatia. A formanda recordou que os estudos não foram possíveis em sua infância por não existir, naquela época, escola em sua cidade, no sul de Minas Gerais. Agora, ela se formou depois de concluir estudos na escola que fica no Jardim Bom Clima.
Para realizar o sonho, Yolanda teve o apoio de sua família, especialmente de sua filha Vera Lúcia, que a acompanhou em algumas aulas. De acordo com Érica Borges Machado, professora de Matemática na modalidade EJA, a aluna era exemplo de dedicação.
“Dona Yolanda foi uma discente querida por todos. Dificilmente faltava. Além de trabalhar a alfabetização, buscamos desenvolver as potencialidades apresentadas por ela durante o curso. E as aulas foram importantes também para a sua socialização”, destacou.
Professor e diretor de Área da UNG, Marcelo Rosa fez questão de parabenizar Dona Yolanda. “É uma alegria para a UNG participar deste momento tão importante na vida dessa senhora. Ela é um exemplo de que não existe idade para estudar e realizar sonhos. Basta ter vontade e determinação”, afirmou.
Assim como a Escola Padre Conrado Sivila, mais de 30 instituições da rede de ensinos pública e privada passarão pela Universidade, entre dezembro e janeiro, para realizar a cerimônia de colação de grau dos estudantes do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Isso é possível graças ao programa Juntos na Formatura, do Projeto Educare.
LEIA TAMBÉM -> Guarulhense que saiu da periferia está na lista de cientistas mais influentes do mundo: ‘Grande honra’