Quase cinco mil celulares foram roubados ou furtados em Guarulhos nos dez primeiros meses deste ano. Mais precisamente, 4.722 aparelhos. Este é um número assustador, mas representa uma queda de 8,5% em relação aos 5.274 registros no mesmo período (janeiro a outubro) de 2023. Ou seja, a situação melhorou, mas ainda é muito preocupante.
Os dados são de um levantamento exclusivo feito pelo Guarulhos Todo Dia, a partir do registro de boletins de ocorrência da Secretaria Estadual da Segurança Pública de São Paulo. A estatística completa, de todo estado, é divulgada mensalmente pela SSP, no seu portal de dados, aberto ao público em geral (https://www.ssp.sp.gov.br/estatistica).
Este ano de 2024, de janeiro a outubro, dos 4.722 boletins de ocorrência registrados na cidade, 2.340 foram de furto e 2. 382 foram de roubo. Furto é quando o bem é levado sem violência ou ameaça à vítima. No caso de roubo, a vítima sofreu algum tipo de violência ou ameaça.
Onde se corre mais riscos?
Sem nenhuma dúvida, as ruas e avenidas são os locais em que você corre mais risco de ter o seu celular levado. Dos 4.722 boletins de ocorrência registrados este ano, 3.807 (81%) indicam a “via pública” como local do crime. Foram 1.591 furtos e 2.216 roubos. Outros 115 boletins de ocorrência (2,4%) indicam que os celulares foram levados em terminais ou estações de transporte público.
Áreas com maior registro de roubos e furtos de celular em Guarulhos
A cidade de Guarulhos tem nove distritos policiais. O maior número de boletins de ocorrência de furtos e roubos de celulares na cidade foi registrado justamente no 1º DP, responsável pela região central da cidade. Foram 929 boletins de ocorrência, sendo 618 de furto e 311 de roubo. Em segundo lugar, vem o 2º DP, que fica na região Norte, com 617 boletins de ocorrência. A diferença é que lá, o número de roubos (quando há violência ou ameaça), é maior: foram 367 BO’s, contra 250 de furto.
O distrito policial com menor registro de furtos e roubos de celulares é o 3º DP, responsável justamente pela área do Aeroporto de Guarulhos. O que pode ser explicado pela área bem menor para ser policiada, além de todo o aparato de segurança típico do aeroporto. Ali, entre janeiro e outubro deste ano, foram registrados 186 boletins de ocorrência por pessoas que perderam seus celulares. Foram 172 de furto e 14 de roubo.
Na imagem desta reportagem você pode conhecer a área dos nove distritos policiais da cidade de Guarulhos. Abaixo, mais informações:
- 1º Distrito Policial (DP): Abrange a região central da cidade, incluindo o Centro, o Macedo, o Jardim Presidente Dutra e o Jardim Santa Luzia.
- 2º Distrito Policial (DP): Abrange a região norte da cidade, incluindo o Jardim das Nações, o Jardim dos Bons Aires, o Jardim das Acácias e o Jardim das Rosas.
- 3º Distrito Policial (DP): Abrange a região leste da cidade, incluindo o Jardim Vila Galvão, o Jardim Vila Ema, o Jardim Vila Maria e o Jardim Vila Nova.
- 4º Distrito Policial (DP): Abrange a região oeste da cidade, incluindo o Jardim Paulista, o Jardim Santa Cecília, o Jardim Santa Efigênia e o Jardim Santa Helena.
- 5º Distrito Policial (DP): Abrange a região sul da cidade, incluindo o Jardim das Camélias, o Jardim das Flores, o Jardim das Palmeiras e o Jardim das Violetas.
- 6º Distrito Policial (DP): Abrange a região do Parque Cecap, incluindo o Parque Cecap I, o Parque Cecap II, o Parque Cecap III e o Parque Cecap IV.
- 7º Distrito Policial (DP): Abrange a região do Parque São Jorge, incluindo o Parque São Jorge I, o Parque São Jorge II, o Parque São Jorge III e o Parque São Jorge IV.
- 8º Distrito Policial (DP): Abrange a região do Parque Continental, incluindo o Parque Continental I, o Parque Continental II, o Parque Continental III e o Parque Continental IV.
- 9º Distrito Policial (DP): Abrange a região do Parque Anhanguera, incluindo o Parque Anhanguera I, o Parque Anhanguera II, o Parque Anhanguera III e o Parque Anhanguera IV.
Administradora do HMU emite nova nota sobre impasse com a Prefeitura de Guarulhos; leia