Para reduzir parte da extensa filas de exames do sistema público de saúde, a Prefeitura de Guarulhos inaugurou nesta segunda-feira (16) os atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher. Durante os próximos seis meses, o equipamento percorrerá diferentes bairros da cidade para realizar exames de mamografia bilateral, ultrassonografia mamária e ultrassonografia transvaginal. No entanto, tem uma informação importante: não adianta ir até a carreta para tentar marcar.
Na carreta, os exames são realizados apenas com agendamento prévio pela regulação municipal. Isso quer dizer que as mulheres na fila de espera são informadas pela UBS de referência sobre a data, horário e local do procedimento. Para garantir o contato, é importante que as pacientes mantenham seus cadastros atualizados.
Ou seja, serão atendidas apenas as mulheres que já passaram em atendimento em algum centro de saúde municipal e entraram na fila virtual para aguardar um exame. As pacientes devem chegar ao local com 30 minutos de antecedência e seguir as orientações fornecidas pela UBS no momento do agendamento.
Até o dia 22 de fevereiro de 2025, a Carreta da Saúde da Mulher de Guarulhos ficará estacionada no Supermercado Sonda Vila Rio, localizado na avenida Molina Pannocchia. Depois, seguirá para outros bairros –a agenda de próximos bairros ainda não foi divulgada pela prefeitura.
No dia do exame marcado, as pacientes devem levar os seguintes documentos:
- 1) Pedido médico do SUS;
- 2) Filipeta de agendamento fornecida pela UBS;
- 3) Cartão Nacional de Saúde;
- 4) RG e CPF;
- 5) Resultados de exames anteriores (se houver).
Durante os seis meses de operação da Carreta da Saúde da Mulher, a Prefeitura de Guarulhos espera realizar 5.100 exames de mamografia, 1.800 exames de ultrassom de mamas e 13.320 exames de ultrassom transvaginal.
LEIA TAMBÉM -> Administradora do HMU emite nova nota sobre impasse com a Prefeitura de Guarulhos; leia