Até junho, 649 novos radares começam a operar em estradas paulistas – muitos na região de Mogi das Cruzes

Mogi-Guararema e Mogi-Salesópolis voltam a ter fiscalização depois de quase cinco anos. Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga também na lista.

Redação Guarulhos Todo Dia

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Cacobianchi/Domínio Público

Publicado em 09/05/2025 às 17:41 / Leia em 5 minutos

Fique atento em duas estradas do Alto Tietê durante este mês. As rodovias ligam três cidades que são destinos de passeios de fim de semana para muitos guarulhenses e paulistanos. Até o final de maio, os radares de velocidade vão voltar a operar nas rodovias Mogi-Guararema e Mogi-Salesópolis. As estradas ficaram sem fiscalização por radar por quase cinco anos.

Os radares já estão sendo instalados. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER), as empresas que estão instalando os dispositivos receberam a ordem de serviço no dia 14 de fevereiro. Elas têm até 90 dias, a partir dessa data, para finalizar a instalação. Depois de instalados, os equipamentos têm que ser aferidos e homologados e as rodovias têm que ser sinalizadas. Só depois disso os radares poderão voltar a operar. Como se trata de um serviço simples, a previsão é de que os radares devem operar ainda neste mês de maio.

Sem fiscalização, com acidentes

As duas estradas não têm nenhum radar de velocidade em operação desde junho de 2020, quando o contrato com a empresa que operava radares foi suspenso. Neste período, ocorreram muitos acidentes. Alguns, bem graves. Em maio do ano passado, um carro que transportava cinco jogadores de um time de futsal sub-20 de Guararema bateu na canaleta de concreto da rodovia. O acidente foi na altura do km 61,5 da Mogi-Guararema (SP-66), região de Mogi das Cruzes. Liedysson Thiago Oliveira da Silva, de 21 anos, um dos jogadores da equipe, morreu no acidente.

Em março de 2024, o choque entre dois ônibus provocou 19 feridos na Mogi-Salesópolis, em frente a uma escola estadual. Adolescentes, alunos da escola, estavam entre os feridos. Um dos ônibus envolvidos no acidente fazia transporte intermunicipal (EMTU) e o outro era fretado por uma indústria da região.

Mais radares nas estradas paulistas

Pelo tempo em que ficarem sem fiscalização de velocidade, as duas estradas do Alto Tietê são exemplos da volta dos radares. Mas não são as únicas que terão velocidade controlada no estado até o fim deste semestre. Na data em que assinou com a empresa que está instalando radares na Mogi-Guararema e na Mogi-Salesópolis (14 de fevereiro), o DER emitiu ordem de serviço para instalação, no total, de 649 novos radares.

O DER é responsável pelas rodovias do estado que não foram privatizadas. Mas estradas que passaram recentemente para a iniciativa privada também estão entre as que receberão os novos radares. Por exemplo, as rodovias Mogi-Dutra (SP 088) e Mogi-Bertioga (SP 098) também terão novos radares instalados. As duas rodovias são agora administradas pela Concessionária Novo Litoral (CNL). As estradas da região de Mogi das Cruzes, aliás, são as que terão mais radares novos instalados, segundo a programação do governo do estado.

O prazo para instalação dos equipamentos e início da emissão de multas, nesta ordem de serviço, foi o mesmo: 90 dias. Ou seja, até o final de maio ou início de junho, estes novos radares já devem estar operando em mais de 150 estradas do estado de São Paulo. E não é só o excesso de velocidade que será fiscalizado pelos novos equipamentos. Segundo o DER, os aparelhos permitem multar também motoristas que usam o acostamento para tentar fugir da fiscalização. E podem fazer leitura de placas e contagem de eixos, para fins estatísticos, ainda de acordo com o DER.

O que fazem estes radares novos?

Estão sendo instalados radares de dois tipos. Em locais de adensamento urbana, com maior registro de pedestres e ciclistas, haverá um display para mostrar a velocidade do veículo durante sua passagem. O outro tipo não informa a velocidade e ficará em pontos em que os limites de velocidade são maiores. Os dois tipos fazem a medição de velocidade a partir de um ponto fixo sob o pavimento da rodovia. Não estão sendo instalados equipamentos que calculam a velocidade média do veículo.

Os radares estão sendo instalados em pontos mapeados como os de maiores índices de acidentes em treze mil quilômetros de estradas. Os locais exatos de instalação consideram fatores como velocidade no trecho, condições geométricas da vida, pontos críticos e passagem de animais, entre outros.

Na divulgação da assinatura do contrato para instalação dos equipamentos, em fevereiro passado, o coordenador geral de Operações Viárias do DER, Ricardo Miguel Nascimento, defendeu os novos radares: “A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”.

Localização dos novos radares

Abaixo, a localização prevista dos novos radares nas duas rodovias do Alto Tietê que estavam sem fiscalização há quase cinco anos:

Mogi-Salesópolis (SP-88):

  • Km 59
  • Km 60,4
  • Km 61,2
  • Km 68,35 (inicialmente previsto para o km 68)
  • Km 70
  • Km 73,05
  • Km 81,8
  • Km 85
  • Km 88,95
  • Km 99,1
  • Km 135,1

Mogi-Guararema (SP-66):

  • Km 62,7
  • Km 72,3
  • Km 82
  • Km 88,9
  • Km 91,8
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