Programa que oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda residentes de regiões periféricas guarulhenses, o Faculdade Guarulhos tem colaborado para dar mais oportunidades para estudantes. Dados divulgados pelo Centro Universitário Eniac, responsável pela iniciativa realizada em parceria com a prefeitura, indicam que 42% dos alunos do programa conseguiram sair do Bolsa Família antes mesmo de concluírem a graduação, evidenciando elevação social e renda familiar.
De acordo com Pedro Guérios, vice-reitor do Eniac, a expectativa é alcançar 60% até 2026. “Temos muito orgulho de promover a educação a quem gostaria e nem sempre tem oportunidades. A educação é um meio para proporcionar mais que o conhecimento. É com ela que diversos estudantes têm a tão sonhada primeira chance no mercado de trabalho e conseguem dar uma vida melhor para a sua família”, diz.
O Programa Faculdade Guarulhos detalha ainda outro índice de impacto: 91% de permanência dos alunos nas bolsas de estudo, com evasão acumulada de apenas 9%, um indicativo do engajamento e apoio oferecido aos estudantes. Quanto ao mercado de trabalho, 39% das pessoas que fazem parte do programa estão empregadas antes mesmo da formatura.
A capilaridade social da iniciativa é outro destaque, com o programa atendendo estudantes de 28% dos bairros da cidade, com foco prioritário em pessoas residentes em territórios de maior vulnerabilidade social. “Essa estratégia garante que a oportunidade de ascensão social através da educação chegue a quem mais precisa”, conclui Pedro Guérios.
O Programa Faculdade Guarulhos faz parte do Hub Social Eniac Innovation, iniciativa dedicada a promover o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável às comunidades de Guarulhos. Os dados foram divulgados no balanço trimestral da instituição. No momento, as inscrições para interessados em participar do programa estão fechadas.
LEIA TAMBÉM -> Quase 39 mil eleitores de Guarulhos podem ter o título cancelado a partir do dia 19