Prefeitura de Guarulhos, EDP (distribuidora de energia que atende a cidade) e empresas de telecomunicações autorizadas a operar em Guarulhos se uniram para resolver o problema dos cabos e fios soltos nas ruas da cidade. Nesta terça-feira (14) foi iniciado o programa Segue o Fio, para remoção de fios e cabos que não estão sendo usados. Muitas vezes eles ficam pendurados nos postes e é possível também encontrar fios e cabos soltos pelas ruas da cidade.
Além da sujeira, fios e cabos soltos podem trazer riscos para veículos e pedestres. Em julho do ano passado, nós noticiamos aqui uma situação destas, na Rua Dr. José Maurício de Oliveira, no bairro do Gopoúva. Na época, ao notificarmos a EDP, a concessionária enviou uma equipe ao local para resolver o problema no mesmo dia. Mas o problema sempre foi bem maior do que essas situações pontuais. Tanto que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) discute uma nova regulamentação para a questão do compartilhamento de postes, que está por trás da definição sobre quem são os responsáveis por cuidar da conservação e manutenção destes equipamentos e dos fios e cabos ligados ao poste. Em Guarulhos há até uma lei específica sobre o assunto (lei 7.960/2021).
No primeiro dia do programa Segue o Fio, as equipes retiraram um grande volume de cabos na avenida Timóteo Penteado. Segundo a EDP, boa parte do material retirado pertence a empresas clandestinas. Durante toda a semana, as equipes do programa permanecerão fazendo o trabalho nesta mesma avenida. A promessa é de que a operação vai prosseguir por todas as regiões da cidade, sem prazo para acabar.
Leia mais: Prefeitura, EDP e empresas de telefonia se unem no combate aos fios soltosExclusivo: o resultado da fiscalização do TCE-SP na merenda escolar em Guarulhos