O Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, dedicará até o fim de abril todas as suas missas em homenagem ao Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. A última celebração de hoje acontecerá às 18h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Aparecida –aqui em Guarulhos, a emissora está disponível no canal 41 da TV aberta digital, no 2080 da Samsung TV Plus e pode ser encontrada por assinantes de operadoras como a Claro e a Vivo. Além disso, também dá para assistir à TV Aparecida ao vivo no YouTube youtube.com/@tvaparecida.
“O Santuário Nacional reza pela alma do Santo Padre durante todas as missas desta segunda-feira. A Casa da Mãe Aparecida está, em todas as celebrações, colocando as intenções pela alma do Santo Padre. A Missa das 9h, no Altar Central, foi presidida pelo Arcebispo, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelos missionários redentoristas”, publicou a conta oficial do Santuário Nacional de Aparecida no Instagram.
Em sua homilia, o arcebispo de Aparecida destacou: “Ele [Papa Francisco] disse ontem ‘Feliz Páscoa’, e sabia — ou não sabia — que a Páscoa dele estava tão pertinho. Estas palavras são para que nós também sejamos testemunhas de Jesus Ressuscitado, da alegria da ressurreição. E o Papa também se despediu no papamóvel. Com aquela dificuldade, passou pelo meio do povo, pegou na mão de uma criancinha, se despedindo de todos nós, para a alegria da Casa do Pai”.
Confira, abaixo, a programação do Santuário Nacional de Aparecida nesta semana:
- Segunda a sexta-feira (de 21 a 25/4) – 6h45 | 9h | 10h30 | 12h | 16h | 18h
- Sábado (26/4) – 6h | 9h | 10h30 | 12h | 16h | 18h | 20h
- Domingo (27/4) – 5h30 | 8h | 10h | 12h | 14h | 16h | 18h
A Diocese de Guarulhos divulgou nota de pesar pela morte de Francisco e realizou uma santa missa em sufrágio da alma do papa, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, na Praça Teresa Cristina. A missa foi celebrada por dom Edmilson Amador Caetano, bispo da Diocese de Guarulhos.
Homenagem da TV Aparecida ao vivo ao Papa Francisco
A TV Aparecida anunciou que vai transmitir ao longo dos próximos dias uma programação especial, destacando a missão, os ensinamentos e os impactos na Igreja e na humanidade do Papa Francisco. E relembrando momentos marcantes de seu trabalho em prol da fraternidade. A emissora também vai transmitir todas as cerimônias das exéquias do pontífice, levando aos fiéis esse momento de despedida e homenagens. Além de trazer as principais notícias do Vaticano, pelo plantão do jornalismo.
Primeiro Papa das Américas
Francisco, nome escolhido por ele para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres.
Ainda jovem, chegou a formar-se técnico em química, mas, pouco depois, escolheu o caminho do sacerdócio. Licenciou-se em filosofia, foi professor de literatura e psicologia e, posteriormente, licenciou-se também em teologia.
Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969, prestes a completar 33 anos. Já como padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, posteriormente, em 2001, como cardeal, pelo então papa João Paulo II.
Como arcebispo de Buenos Aires, diocese com mais de 3 milhões de pessoas, elaborou um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização e com foco na assistência aos pobres e aos enfermos.
Francisco foi sucessor do papa emérito Bento XVI que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado em razão de problemas de saúde. Francisco chegou a presidir o funeral de Bento XVI, em janeiro de 2023, com uma homilia em que o comparava a Jesus.
Em meados de 2024, sobre a possibilidade de também ele renunciar, Francisco se referiu ao tema como “hipótese distante”, já que ainda mantinha saúde suficiente para seguir com seu papado. “Não tenho motivos sérios o suficiente para me fazerem pensar em desistir”.
Problemas de saúde
Francisco assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos últimos anos, começou a apresentar problemas de saúde, desde gripes e resfriados até ferimentos provocados por quedas em seu próprio apartamento, no Vaticano. Com a saúde cada vez mais fragilizada, chegou a usar cadeira de rodas e bengalas para se locomover em eventos que exigiam maior esforço físico, além de limitar suas falas em razão de diversas infecções respiratórias.
Em fevereiro, foi internado para realizar exames e tratar um quadro de bronquite, inflamação dos brônquios geralmente provocada por vírus como o da influenza ou o vírus sincicial respiratório.
Apesar do agravamento da saúde no decorrer dos anos, o papa vinha mantendo grande parte de sua agenda diária de compromissos, participando, inclusive, de reuniões em sua própria residência.
Causa da morte do Papa Francisco
Um boletim médico oficial divulgado pela Santa Sé informa que o papa Francisco foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível.
O relatório de óbito é assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano. A morte foi constatada por meio de registro eletrocardiotanatográfico, método que identifica o momento exato da parada cardíaca (7h35 no horário local; 2h35 no horário de Brasília).
O documento também informa que o papa apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.
*Com informações da Agência Brasil