Os detalhes do projeto de modernização do Terminal Rodoviário da Barra Funda

Nova concessionária será escolhida neste ano para assumir terminal a partir do segundo semestre de 2026.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Agência SP/Divulgação

Publicado em 11/06/2025 às 10:38 / Leia em 5 minutos

Um dos mais movimentados terminais de transporte da capital paulista, o Terminal Rodoviário da Barra Funda deve passar por um processo de modernização a partir de 2026. O Metrô lançou a licitação para a concessão de uso, operação e exploração comercial do terminal, um projeto que pretende entregar melhorias na infraestrutura, mais conforto aos passageiros e novas oportunidades comerciais no empreendimento e nos arredores –onde estão importantes equipamentos culturais, esportivos e educacionais, como o Memorial da América Latina, Allianz Parque, Uninove e o Espaço das Américas.

A concessão do Terminal Rodoviário Barra Funda terá uma duração de 15 anos, contados a partir da data de assinatura do contrato. O objetivo principal é que a empresa vencedora invista em reformas e modernização do espaço, que apresenta problemas de infraestrutura para os usuários.

De acordo com o edital publicado nesta quarta-feira (11), as propostas das empresas interessadas em assumir o projeto serão apresentadas em um pregão eletrônico marcado para 12 de agosto, às 10. O critério para a escolha da concessionária será a maior oferta pela Remuneração Fixa Inicial da Concessão, cujo valor estimado pelo Metrô é de R$ 42,5 milhões.

A remuneração total que a Companhia do Metrô receberá da concessionária será composta por três fontes, entre Remuneração Fixa Inicial, Remuneração pela Tarifa de Utilização dos Terminais e Remuneração pela Exploração Comercial. A concessão deve gerar uma receita acessória estimada em R$ 84,5 milhões para o Metrô nos 180 meses de contrato.

A Autorização de Ocupação da nova empresa está prevista para 14 de setembro de 2026, o dia seguinte ao encerramento do contrato atual, com a Socicam (atual administradora do Terminal Rodoviário da Barra Funda).

Principais melhorias e adequações previstas

As melhorias devem ser implementadas em até 30 meses a partir da data da Autorização de Ocupação, ou seja, os trabalhos têm que ser concluídos até 2029. O “Memorial Descritivo” detalha uma série de intervenções essenciais para a modernização do terminal:

  • Infraestrutura do viário: Recuperação e reforma da pista de rolamento para veículos, vias de acesso e estacionamento. Isso inclui o reparo de placas de concreto danificadas e o tratamento de fissuras no pavimento.
  • Conectividade WiFi e comodidade: Implantação de uma rede sem fio pública gratuita e de alta velocidade, com cobertura de 100% das áreas de circulação de passageiros, incluindo áreas externas como estacionamento e plataformas. As salas de descanso para passageiros também serão equipadas com diversas tomadas elétricas e portas USB para recarga de dispositivos eletrônicos.
  • Banheiros: Reforma e modernização completas dos sanitários públicos no mezanino e térreo, com substituição de portas, vasos (incluindo infantis), lavatórios, revestimentos de parede e piso por granito levigado, além da instalação de barras de apoio para pessoas com deficiência (PCD).
  • Cabine primária e grupo gerador diesel: Implantação de uma subestação de energia elétrica e um grupo gerador diesel (mínimo de 250kVA/60Hz) para garantir autonomia operacional em caso de queda da rede elétrica.
  • Sistema de combate a incêndio: Reforma do sistema hidráulico e instalação de novas motobombas de alta pressão e reserva de incêndio segregada da estação.
  • Acessibilidade: Instalação de um elevador para pessoas com deficiência (EDF) com capacidade para 8 pessoas/600kg, e de escadas rolantes do tipo Heavy Duty (alto tráfego).

Além disso, está prevista a substituição de todo piso e a instalação de novas coberturas nas passarelas de acesso, que serão substituídas por telhas metálicas calandradas onduladas. Os domos existentes na estação serão trocados por chapas metálicas de alumínio e zinco, com estrutura que permitirá maior ventilação e conforto térmico.

Além das obras de adequação, a concessionária será integralmente responsável pela operação, manutenção e conservação dos sistemas, equipamentos e áreas concedidas durante todo o período do contrato. Isso inclui manter a limpeza, a segurança (não armada) e as áreas verdes do terminal.

O contrato também permite à concessionária implantar e explorar comercialmente serviços adicionais, como pontos de recarga para veículos elétricos e sistemas eletrônicos de venda de passagens rodoviárias, o que trará mais praticidade aos viajantes e operadores.

Barra Funda, um polo de mobilidade de capital

As impactarão positivamente a região da Barra Funda, que é um polo de mobilidade que interliga Metrô, trens, ônibus urbanos e rodoviários. Atualmente, cerca de 140 linhas de ônibus partem do terminal para diversas cidades no estado de São Paulo, outros estados e até destinos internacionais.

A Barra Funda tem quatro terminais de ônibus (municipal, intermunicipal, rodoviário e turístico) e recebe linhas ferroviárias e de Metrô (7-Rubi, 11-Coral, 13-Jade, 8-Diamante e 3-Vermelha). Está prevista a inclusão do Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará Campinas, no interior do Estado, à cidade de São Paulo.

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