Durante a tarde desta segunda-feira (10), a região central de Guarulhos registra chuvas muito fortes, com vento e granizo. Um dos pontos mais conhecidos da cidade, o cruzamento da avenida Paulo Faccini com a Tiradentes, ficou parcialmente alagado. Outras vias na região do Maia, do centro, do Macedo, do Bom Clima e do Vila Rio também foram tomadas pela água. A Defesa Civil também registra quedas de árvores no município. Se você tiver vídeos ou fotos das enchentes, envie para o Guarulhos Todo Dia no WhatsApp (11) 5196-2910.
Às 16h40, a Defesa Civil enviou um alerta severo para guarulhenses. “Chuva forte se espalhando por Guarulhos. Há risco para alagamentos e enxurradas. Mantenha-se em local seguro e tenha cuidado nas próximas horas”, diz a mensagem. O aviso foi enviado pelo serviço cell broadcast, o novo sistema de alerta de emergência para os telefones celulares.
Segundo Lucas Sanches, prefeito de Guarulhos, em uma hora choveu 100 mm na região central da cidade. “Através do nosso sistema de monitoramento, nós observamos alguns pontos que alagaram e outros pontos que caíram algumas árvores, inclusive árvores saudáveis, mas o que quero dizer é que as secretarias estão nas ruas para dar apoio e ajudar as pessoas. Graças a Deus, até o momento não tivemos nenhuma vítima. É importante as pessoas não tentarem enfrentar as enchentes, seja a pé, seja de carro ou ficando em árvores”, publicou o chefe do Executivo municipal, nos stories de seu Instagram pessoal.
![Mensagem da Defesa Civil com alerta severo para chuvas fortes](https://controle.guarulhostododia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/alerta-defesa-civil-chuvas-fortes-1024x634.jpg)
A previsão do tempo e os boletins meteorológicos não indicavam uma chuva tão forte quanto essa nesta tarde. O alerta da Defesa Civil, inclusive, demorou a chegar nos celulares de quem estava nas regiões mais afetadas.
No Aeroporto de Guarulhos, o CGE-SP registrou rajadas de vento de 55 km/h por volta das 16h20. Às 17h15, o aplicativo Waze indicava dezenas de pontos de alagamentos em ruas da região central da cidade e bairros próximos, incluindo locais como as avenidas Monteiro Lobato, Otávio Braga de Mesquita, Salgado Filho e Tiradentes.
A foto reproduzida abaixo é de 17h40, de uma câmera da concessionária CCR RioSP na altura do km 230 da Via Dutra. A pista do lado direito da imagem é de quem chega a Guarulhos vindo de São Paulo. Dá para perceber que o trânsito, que já costuma ser horrível nesse horário, está bem difícil. Afinal, os acessos para a cidade ficaram prejudicados por causa dos alagamentos.
![Trânsito na Via Dutra hoje (10), na chegada a Guarulhos: situação bem complicada](https://controle.guarulhostododia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/TRANSITO-dutra-agora-depois-das-chuvas-1024x634.png)
Além disso, imagens do helicóptero do SBT mostraram a Via Dutra alagada no sentido São Paulo, na altura do Viaduto Cidade de Guarulhos. Por causa do alagamento, a concessionária GWM Original, na avenida Antônio de Souza, 590, teve diversos carros totalmente cobertos pela água.
LEIA TAMBÉM:
Chuva na região metropolitana de São Paulo
Em pouco tempo de temporal, vários pontos de alagamentos foram registrados em outros locais da região metropolitana de São Paulo, como no município de Osasco, onde também choveu granizo. A Defesa Civil emitiu comunicado informando que algumas regiões da cidade de São Paulo estavam em estado de atenção. Os bairros mais sujeitos na capital estavam nas zonas oeste, norte, leste e marginais Pinheiros e Tietê.
Entre os bairros sob observação estão os de Pinheiros, Butantã, Lapa, Casa Verde e Pirituba. Os que encontram-se em atenção estão M´Boi Mirim, Campo Limpo, Capela do Socorro, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, Itaquera, Mooca e Cidade Ademar.
Vídeos compartilhados no Instagram mostram o alagamento na avenida Paulo Faccini, em Guarulhos, o que prejudica o trânsito na região neste fim de tarde. Vale mencionar que ali ao lado está acontecendo uma obra de canalização do Córrego dos Cubas, justamente com o objetivo de reduzir as enchentes. Post da página Cidade de Guarulhos mostrou a situação em frente ao McDonald’s:
Medidas para amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas
- Se precisar de ajuda, ligue no telefone 199, da Defesa Civil
LEIA TAMBÉM -> Free flow na Dutra: É isso o que você precisa saber sobre as tags de pagamento de pedágio