A chuva forte que atingiu a região central de Guarulhos na tarde desta segunda-feira (10) deixou empresas e residências às margens da Via Dutra debaixo d’água. A cidade registrou grandes enchentes no entorno das avenidas Antônio de Souza, Monteiro Lobato e Paulo Faccini, com funcionários e moradores ilhados. Uma imagem que chamou a atenção foi da concessionária GWM Original, que teve o seu estacionamento inundado. Dezenas de carros ficaram boiando e empilhados.
O programa Tá Na Hora, do SBT, mostrou que a Via Dutra, na altura do Viaduto Cidade de Guarulhos, chegou a ficar com o trânsito parcialmente interditado no sentido São Paulo por causa do alagamento. Por volta das 18h30, a rodovia estava liberada.
“Nós já cobrimos diversas vezes problemas aqui em Guarulhos, então agora foi uma quantidade de água imensa e concentrada que deixou parte da Dutra alagada”, relatou o comandante Hamilton, enquanto conversava com José Luiz Datena. Mesmo mais de uma hora depois de a chuva terminar, Guarulhos continuava com ruas alagadas.
Na Monteiro Lobato, perto do cruzamento com a Otávio Braga, foi um dos pontos mais críticos. Mais de 20 passageiros foram resgatados de bote de dentro do ônibus. Ninguém ficou ferido.
Todo esse caos provocado pelos alagamentos e quedas de árvores deixa o trânsito na Via Dutra, na Ayrton Senna e na Marginal Tietê muito complicado na volta para casa nesta segunda-feira. Se você puder, tente retornar mais tarde ou então consulte aplicativos de trânsito e de ônibus para saber o tempo estimado de congestionamento ou de espera do transporte público.
O prefeito Lucas Sanches informou que Guarulhos registrou cerca de 100 mm de chuva em uma hora. A tempestade com vento forte e granizo alagou diversas ruas da cidade, sobretudo na região central. Agora, às 18h30, milhares de pessoas ainda esperavam ilhadas a água abaixar para poder voltar para a casa em segurança.
Às 16h40, a Defesa Civil enviou um alerta severo para guarulhenses. “Chuva forte se espalhando por Guarulhos. Há risco para alagamentos e enxurradas. Mantenha-se em local seguro e tenha cuidado nas próximas horas”, diz a mensagem. O aviso foi enviado pelo serviço cell broadcast, o novo sistema de alerta de emergência para os telefones celulares.
A previsão do tempo e os boletins meteorológicos não indicavam uma chuva tão forte quanto essa nesta tarde. O alerta da Defesa Civil, inclusive, demorou a chegar nos celulares de quem estava nas regiões mais afetadas.