Em construção desde julho de 2023, o novo viaduto que cria uma ligação da pista expressa da Via Dutra com a Ponte do Tatuapé foi finalizado pela CCR RioSP. A concessionária que administra a rodovia confirmou a informação na última semana; o novo equipamento pode representar um alívio para o trânsito na região e para o motorista que precisa acessar a Salim Farah Maluf em direção à zona leste paulistana.
De acordo com o site oficial de acompanhamento dos trabalhos, a empresa concluiu 97% do que estava previsto para ser realizado na rodovia Presidente Dutra, entre os km 205 e 231, no trecho de melhorias da região metropolitana de São Paulo, na ligação entre Arujá e a capital paulista, passando por Guarulhos. A previsão é que tudo fique pronto até o final de abril.
“O novo viaduto, que conecta a pista expressa da Via Dutra à ponte do Tatuapé, foi liberado para o tráfego. Antes, o acesso acontecia apenas pela via marginal da rodovia. Agora, os motoristas terão as duas opções para chegar à Avenida Salim Farah Maluf”, anunciou a CCR RioSP, em nota divulgada no último dia 28.
Ali na região também foi liberado o tráfego sentido Rio de Janeiro na pista expressa no km 231, após a ponte que liga a Marginal Tietê à Via Dutra.
Apesar da conclusão de parte dos trabalhos no trecho, as obras na Via Dutra prosseguem. Os trechos em são sinalizados para orientar os motoristas sobre as alterações. “A concessionária reforça a importância de os motoristas respeitarem a sinalização e o limite de velocidade ao trafegar pelo trecho em obras”, diz a empresa.
Conforme vem sendo amplamente informado, inclusive aqui pelo Guarulhos Todo Dia, as novas pistas expressas da Via Dutra terão cobranças de pedágio no sistema free flow, com a passagem do veículo registrada de forma automática. Essa cobrança só pode ser iniciada, porém, depois que toda a obra no trecho de Guarulhos estiver finalizada.
Além do novo viaduto para Ponte do Tatuapé finalizado agora no início de 2025, a CCR RioSP entregou passarelas, o Trevo Cumbica e o Trevo de Bonsucesso ao longo do ano passado. As obras têm um custo total de cerca de R$ 1,4 bilhão. Agora, falta terminar o viaduto da Hélio Smidt (principal acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos) e os viadutos da Fernão Dias (corredor viário que liga o Estado de São Paulo a Belo Horizonte).
Recentemente, a concessionária também realizou testes do novo sistema de iluminação da rodovia. A intensidade da iluminação será regulada automaticamente de acordo com a visibilidade no trecho.
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