Cachorro de Guarulhos morre após ser despachado em voo errado

Cachorro e o tutor tinham como destino o Mato Grosso, mas animal foi parar em Fortaleza. No retorno a Guarulhos, o cão chamado Joca morreu.

Redação Guarulhos Todo Dia

redacao@guarulhostododia.com.br

Reprodução/TV Globo

Publicado em 23/04/2024 às 13:26 / Leia em 4 minutos

Joca, um cão da raça Golden Retriever de cinco anos de idade, morreu depois de ser despachado em um voo errado da Gol Linhas Aéreas na segunda-feira (22). O tutor, João Fantazzini, e o cachorro saíram do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, tendo como destino o Aeroporto de Sinop, no Mato Grosso. No entanto, o animal foi despachado de forma errada para Fortaleza, no Ceará. No retorno para Guarulhos, Joca sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu. A Gol explicou que ele embarcou no voo para o Ceará por causa de uma “falha operacional”.

O caso passou na edição desta terça-feira (23) do SP1, na Globo. A família é daqui de Guarulhos, mas o tutor João estava de mudança para a cidade de Sorriso, no Mato Grosso. Ao desembarcar no aeroporto de Sinop, recebeu a notícia do erro e retornou a Guarulhos.

Lá no Ceará, enquanto esperava para voltar a São Paulo, o cachorro Joca ficou dentro da gaiola de transporte, na pista. Há fotos dos funcionários da companhia dando água ao animal. No entanto, a temperatura em Fortaleza chegou a 31ºC, com sensação térmica de 36°C. Quando desembarcou aqui em solo guarulhense, o Golden Retriever já estava morto. Uma veterinária atestou o óbito “por parada cardiorrespiratória, com causas ainda a esclarecer”.

“Ele não estava com veterinário quando ele chegou, ele não tinha um veterinário em Fortaleza para saber se ele estava apto a pegar o voo de Fortaleza para Guarulhos. Me falaram que em Fortaleza não tinha veterinário e ele ficou na pista por volta de uma hora e meia, lá a sensação térmica estava em 36ºC. Imagina na pista…”, chorou o engenheiro João Fantazzini, o tutor de Joca, em entrevista ao SP1. Ele também fez posts nas redes sociais denunciando o caso.

A família contratou um advogado e deve processar a Gol por maus-tratos e negligência.

João e Joca: cachorro morreu depois de ser despachado em voo errado no aeroporto de Guarulhos

O que diz a empresa

Em nota, a Gol explicou que Joca embarcou no voo para o Ceará por causa de uma “falha operacional”. Diz que os funcionários da empresa cuidaram o animal até o embarque de volta para Guarulhos, mas que, após o pouso, foram surpreendidos pela morte do cachorro. A companhia avisa que vai apurar o caso, reforçou que lamenta o ocorrido e que tem oferecido o suporte necessário à família.

Veja a nota completa abaixo:

“A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).

Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.”

LEIA TAMBÉM -> People Mover de Guarulhos: Como funciona aeromóvel que liga o aeroporto à CPTM

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Prepare o bolso!

Tarifas da EMTU, do Metrô e da CPTM ficam mais caras em janeiro de 2025

DESCIDA PARA O LITORAL

Pedágio do Sistema Anchieta Imigrantes é o mais caro do Brasil e custa R$ 36,80

INFORMAÇÃO

Rodízio de veículos em São Paulo está suspenso até 10 de janeiro de 2025

REAJUSTE

Pedágio da Fernão Dias em Mairiporã fica mais caro; veja preços

PROGRAME-SE!

Com feriados emendados em 2025, governo de SP decreta pontos facultativos do ano

PROGRAMAÇÃO

Veja horário de funcionamento dos shoppings Internacional, Maia e Bonsucesso no fim de ano

CORRIDA PELO PANETTONE

As enormes filas na loja de fábrica da Bauducco em Guarulhos

PRATELEIRAS VAZIAS

Os últimos dias de funcionamento do Carrefour Center Norte

TÚNEL DO TEMPO

O Cine República e as antigas salas de cinema de Guarulhos

DICA

5 restaurantes em Guarulhos para passar o Natal e Réveillon; veja preços do jantar

MOBILIDADE

Extensão da Linha 4-Amarela: Licença para Metrô chegar a Taboão da Serra é concedida

ANIVERSÁRIO

Guarulhos, 464 anos: entre os sonhos e a realidade da cidade

8 DE DEZEMBRO

Caravana de Natal da Coca-Cola em Guarulhos: confira horário e trajeto da Parada do Papai Noel