Prefeitura quer limitar uso gratuito de serviços funerários municipais

Projeto de lei acrescenta exigências para garantir direito e usa como argumento uso excessivo da gratuidade dos serviços funerários

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

PMG/Divulgação

Publicado em 28/06/2025 às 19:20 / Leia em 3 minutos

A Prefeitura de Guarulhos enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que restringe a gratuidade dos serviços funerários nos cemitérios municipais. O projeto modifica trecho da Lei 8.110, de 2023, que regulamenta toda a operação do Serviço Funerário do município. Na justificativa, assinada pelo prefeito Lucas Sanches (PL), há um pedido para que o projeto tramite em regime de urgência.

O projeto de lei é simples e curto. Tem apenas três artigos. O objetivo é mudar a redação do artigo 61 da lei de 2023. Este artigo define os moradores de Guarulhos que têm direito a usar gratuitamente os “serviços funerários municipais, bem como os de exumação”. O inciso II do artigo 61 define a gratuidade para aqueles que “estejam inscritos em programas sociais de renda no Município e no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, do Governo Federal”. Ou seja, basta que os moradores de Guarulhos estejam inscritos no CadÚnico.

O projeto de lei da prefeitura muda a redação desse inciso, garantindo a gratuidade para os moradores de Guarulhos que “estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico do Governo Federal e, concomitantemente, sejam beneficiários por algum dos programas sociais”. Portanto, se a mudança for aprovada pelos vereadores, não bastará estar inscrito no CadÚnico. Para ter direito à gratuidade, o morador de Guarulhos deverá ser também beneficiário de algum dos programas sociais, como Bolsa Família ou Vale Gás.

O motivo da mudança

Quando a prefeitura encaminha um projeto de lei à Câmara Municipal, o texto é acompanhado de uma carta assinada pelo prefeito da cidade. A carta resume e apresenta as justificativas para o projeto. É a chamada “exposição de motivos”.

Na exposição de motivos desse projeto de lei, o prefeito Lucas Sanches informa ao presidente da Câmara, vereador Fausto Martello, que o Serviço Funerário Municipal de Guarulhos “atende aproximadamente 600 sepultamentos mensais, dos quais cerca de 70% são beneficiados com gratuidade total dos serviços e produtos contratados”.

No texto, o prefeito afirma ainda que “atualmente, qualquer pessoa pode realizar a inscrição no CadÚnico, mesmo não preenchendo os requisitos para a obtenção de benefícios dos programas sociais”. Depois, justifica “sendo assim, com a finalidade de destinar os recursos oferecidos pelo Município aos usuários que realmente necessitam de atendimento assistencial, faz-se necessária a mudança na legislação vigente”.

A exposição de motivos do projeto de lei solicita ainda a apreciação em “regime de urgência”. Isso significa que os vereadores deverão avaliar o projeto no prazo de 40 dias. O prazo não considera períodos de recesso na Câmara. Ou seja, deve ser descontado o tradicional período de recesso de julho.

Leia mais: Prefeitura quer limitar uso gratuito de serviços funerários municipais

Entenda por que a Michelin vai fechar fábrica em Guarulhos

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

REPORTAGEM

Metrô em Guarulhos: veja os prazos para o início das obras nas Linhas 2-Verde e 19-Celeste

DOCE DE SUCESSO

Dicas de onde encontrar o morango do amor em Guarulhos

TRANSPORTE COMPLICADO

Após deixar Guarulhos, carga de 135 metros ficará em Arujá antes de seguir viagem pela Dutra

INVESTIGAÇÃO COMERCIAL

A 25 de Março contra Donald Trump

METRÔ

O complexo transporte dos trilhos da Linha 2-Verde: de Santos para a zona leste de São Paulo

AGORA VAI?

Novo vídeo mostra Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos em operação sem passageiros

Sparkling Festival

O evento de degustação com vinhos do mundo todo no Shopping Maia: serão mais de 200 rótulos

SETOR EM ALTA

Por que Guarulhos é considerada a Faria Lima dos galpões logísticos?

EVENTO

Rock Beer Day agitará Guarulhos com open bar de cervejas fabricadas na cidade

Preço nas alturas

Viajar pelo Aeroporto de Guarulhos vai ficar mais caro em agosto

DICA DE PASSEIO

Pertinho de Guarulhos: o que fazer em Mairiporã nas férias de julho

PROGRAMAÇÃO

Dica de festa julina em Guarulhos: Arraiá do Shopping Bonsucesso