O feriado nacional do Dia do Trabalho caiu numa quarta-feira este ano. Para a imensa maioria dos trabalhadores, significa um dia de descanso a mais na semana, mesmo sem a chance de “emenda”. Muita gente aproveita esse dia para colocar as coisas em ordem dentro de casa ou para resolver pendências. Saiba aqui com que serviços você pode contar nesse feriado. Informações importantes também para aqueles que são escalados para trabalhar, enquanto a maioria descansa.
Para começar, se é feriado nacional, significa que as agências bancárias não abrem nesse dia. Segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), as compensações bancárias, incluindo as TED também não serão efetivadas nesse dia. Quer dizer que se você fez uma transferência com esse sistema, o dinheiro só vai contar na conta de destino na quarta-feira (02). Já o PIX, que não para, continua funcionando normalmente. As contas e os carnês com vencimento no primeiro dia de cada mês poderão ser pagas no dia 2, sem acréscimo. Mas normalmente essa data já vem ajustada nos boletos.
Sobre os serviços públicos em Guarulhos, a prefeitura fez um ótimo resumo, que reproduzimos na imagem que ilustra este texto. Se você, por exemplo, é daqueles que trabalha nesse dia e conta com a creche para cuidar das crianças, saiba que terá que acertar um esquema com parentes, porque as escolas e creches estarão fechadas. Já se estará de folga, saiba que o estacionamento nas ruas com Zona Azul está liberado e há parques abertos até as 22h00. Se tem entulho ou coisas velhas para se livrar, saiba que alguns ecopontos estarão funcionando. Veja todas as informações na imagem.
A abertura do comércio é facultativa. Nos shoppings, a prática nos feriados é de abertura das lojas no horário dos domingos, a partir das 14h00 até as 22h00.
Se você precisar ir para a cidade de São Paulo, o rodízio de veículos está suspenso. Se você tem carros com placas de finais 5 e 6, poderá circular normalmente. Também estarão suspensas as restrições para circulação nas faixas de ônibus e para caminhões e fretados.
Se depende de ônibus, não esqueça que em feriados a frota é reduzida e as empresas seguem os horários de domingo. O intervalo entre ônibus é muito maior. O mesmo vale para os trens da CPTM. As cinco linhas funcionam no horário de domingos e feriados, com menos trens e intervalos maiores.
No mais, se programe, curta a família e, se puder, aproveite o descanso.
LEIA TAMBÉM -> Guarulhos abre 2 mil vagas de emprego para 100 diferentes cargos; saiba como se candidatar