Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham mais de um salário mínimo começam a receber nesta quinta-feira (2) a antecipação do 13°. O depósito do abono anual a quem ganha um salário mínimo acontece desde o último dia 24. Ambos os pagamentos vão até o dia 8. Os valores cairão na conta junto com o benefício referente ao mês de abril.
O valor antecipado corresponde a 50% do total do abono anual. Não incide desconto de Imposto de Renda na primeira parcela. Nos casos em que é possível a cobrança, o imposto será descontado somente na segunda parcela do 13º, que cairá em junho.
Veja abaixo, em material publicado pela Agência Brasil, o calendário de pagamento do 13º para quem recebe mais de um salário mínimo:
E quem ganha até um salário mínimo?
Veja o calendário abaixo:
Em março, o governo federal determinou a antecipação do pagamento, normalmente feito em agosto. A antecipação chegará a 33,6 milhões de benefícios e estima-se que essa primeira parcela corresponda a R$ 33,68 bilhões a mais circulando na economia do país, segundo dados a folha de pagamentos de março.
Como consultar o 13º do INSS?
O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro pode ser consultado no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets. A consulta também pode ser feita pelo site gov.br/meuinss.
Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do 13º de 2024 pelo telefone 135. Nesse caso, informe o número do CPF e confirme alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico acontece de segunda a sábado, das 7h às 22h.
*Com informações da Agência Brasil