Três partidos políticos de Guarulhos fizeram suas convenções municipais neste fim de semana. Esse é um passo fundamental para definir quem terá seus nomes nas urnas em outubro. As convenções dos partidos são o primeiro passo para atender o que diz a legislação eleitoral. E há um prazo certo para isso. Segundo a lei, as convenções dos partidos devem ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Depois, os partidos terão até o dia 15 de agosto para registrar seus candidatos.
Convenção do PL
No sábado (20), primeiro dia do prazo legal, o Partido Liberal lançou oficialmente a candidatura do vereador Lucas Sanches à Prefeitura, com o também vereador Thiago Surfista, do Partido Novo, como candidato a vice. Essa coligação entre os dois partidos também que tem ser oficializada durante as convenções do PL e do Novo. O evento do PL foi no antigo Hangar 8, no Taboão. O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto, esteve presente na convenção.
A presença de Valdemar da Costa Neto não é apenas uma formalidade partidária. Valdemar é o principal fiador da candidatura de Lucas Sanches. O vereador guarulhense disputa o título de “candidato do Bolsonaro em Guarulhos” com o deputado estadual Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor, do Republicanos.
Apesar de filiado ao PL, Bolsonaro anunciou o apoio a Jorge Wilson, juntamente com o prefeito Guti e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Mesmo assim, Lucas Sanches continua defendendo o ex-presidente e sua gestão, além de incluir imagens de Bolsonaro em sua campanha. O vereador, aliás, até já foi multado pela Justiça Eleitoral por campanha antecipada, usando a imagem e o nome de Bolsonaro.
O Partido da Mulher Brasileira (PMB), que apoia a candidatura à Prefeitura do PL e esteve presente no evento de sábado, fez sua convenção oficial no dia seguinte, domingo (21), no mesmo local. Na convenção do partido, o PMB lançou sua chapa de candidatos a vereador.
Convenção do PDT
Também no domingo (21), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançou a candidatura a prefeito do deputado estadual Márcio Nakashima. O partido decidiu lançar a chamada “chapa pura”, com candidatos do próprio partido a prefeito e vice. O companheiro de chapa de Nakashima será Josinaldo Barros, conhecido como Josinaldo Cabeça, que também é o presidente do PDT em Guarulhos. A convenção do PDT também teve a presença do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, ministro da Previdência. O evento foi na Câmara Municipal de Guarulhos.
Outro partido que tem convenção municipal agendada é o Partido Socialista Brasileiro (PSB) que vai lançar o ex-vereador por cinco mandatos Waldomiro Ramos. Como candidata a vice, Ramos terá a psicóloga Cláudia Papotto, filha do ex-prefeito de Guarulhos, Vicentino Papotto (1993 a 1996). A convenção do PSB será no próximo dia 3 de agosto, um sábado, também na Câmara Municipal de Guarulhos.
Eleições em Guarulhos
Até o momento, existem sete pré-candidatos ao cargo de prefeito de Guarulhos. Veja quem são, em ordem alfabética: Alencar Santana (PT), Elói Pieta (Solidariedade), Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Republicanos), Lucas Sanches (PL), Márcio Nakashima (PDT), Professor Jesus (Podemos) e Waldomiro Ramos (PSB).
As convenções partidárias servem também para a definição da chapa de vereadores dos partidos. No caso de eleições municipais, claro. Guarulhos tem 34 vagas de vereadores na sua Câmara Municipal. Segundo a legislação eleitoral, cada partido tem direito a lançar o número equivalente a 100% das vagas, mais uma. Ou seja, no caso de Guarulhos, cada partido pode lançar até 35 candidatos. A chapa deve ter no máximo 70% de candidatos homens e no mínimo 30% de candidatas mulheres.
LEIA TAMBÉM: