Pré-candidato a prefeito de Guarulhos nas eleições 2024, Márcio Nakashima (PDT) anunciou que terá o sindicalista Josinaldo Barros, conhecido como Josinaldo Cabeça, como vice. Ambos são do PDT (Partido Democrático Trabalhista) e formarão a chamada “chapa pura”. A decisão foi comunicada na convenção partidária, que aconteceu no domingo (21), na Câmara Municipal, e contou com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, ministro da Previdência Social.
O advogado Márcio Nakashima está no seu segundo mandato como deputado estadual. Na última eleição, em 2022, recebeu 85.195 votos. É a primeira vez que ele tenta chegar ao cargo de prefeito de Guarulhos.
No Legislativo, tem como sua principal bandeira o combate à violência doméstica e à violência contra a mulher. Essa plataforma política está fortemente ligada ao assassinato de sua irmã, Mércia Nakashima, em 2010, vítima do ex-namorado Mizael Bispo de Souza, que não aceitou o fim do relacionamento.
Já Josinaldo Cabeça é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e também comanda o PDT na cidade –ele está no partido político desde 2005. “Nosso compromisso é trabalhar por uma Guarulhos melhor, ouvindo a população para juntos, construirmos a mudança que nossa cidade precisa!”, escreveu o pré-candidato ao cargo de vice-prefeito.
Em levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 15 e 20 de junho, Márcio Nakashima apareceu com 8,5% das intenções de voto, na quarta colocação na corrida eleitoral. O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro.
Corrida eleitoral em Guarulhos
Existem sete pré-candidatos ao cargo de prefeito de Guarulhos. Veja quem são, em ordem alfabética: Alencar Santana (PT), Elói Pieta (Solidariedade), Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Republicanos), Lucas Sanches (PL), Márcio Nakashima (PDT), Professor Jesus (Podemos) e Waldomiro Ramos (PSB).
Thiago Surfista (Novo), que chegou a ser pré-candidato, decidiu entrar na chapa do pré-candidato Lucas Sanches como vice. Quem também já anunciou quem será a vice de sua chapa foi Elói Pietá, do Soliedariedade –o ex-prefeito de Guarulhos fechou com Fran Corrêa (MDB). Já Waldomiro Ramos terá a psicóloga Claudia Papotto como vice.
LEIA TAMBÉM: