Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica da história do Brasil, entrou para a galeria dos grandes nomes do esporte do país. E ela é de Guarulhos. Nascida em maio de 1999, a ginasta viveu até os 10 anos de idade no bairro da Vila Fátima. Começou a treinar no Ginásio Bonifácio Cardoso, que fica no Gopoúva, aos cinco anos, graças a uma oficina de ginástica artística que funciona até hoje no mesmo local. Nesta terça-feira (13), em depoimento ao telejornal SP1, da Globo, Rebeca enviou uma mensagem à cidade.
“Mandar um beijão. Agradecer todo carinho, energia e torcida de vocês, que pra gente faz muita diferença. Eu sou guarulhense com orgulho“, disse a atleta, que esteve nos estúdios da Globo em São Paulo para participar ao vivo do programa Mais Você, de Ana Maria Braga.
“As pessoas me admiram não só pela atleta que eu sou, mas pela pessoa também que eu mostro ser. Graças à educação da minha mãe, graças aos meus irmãos e a todas as pessoas que passaram na minha vida e eu soube pegar as coisas boa”, refletiu a ginasta.
A apresentadora exaltou a ginasta de 25 anos de idade. “A gente olhando você mais de pertoentende essa luz. E é por ser quem é, do jeito que é. E é verdade o que essa menina tá dizendo e tanta gente mais velha na vida não entendeu ainda”, disse Ana, emocionada.
Durante a conversa no Mais Você, Rebeca Andrade também falou sobre a cena que viralizou em todo mundo: o momento em que Simone Biles e Jordan Chiles fizeram reverência a ela no pódio. “Elas entenderam que era um momento muito especial para mim. Ao mesmo tempo para nós. Estávamos ali três mulheres pretas vivendo algo especial. Não foi uma reverência só para mim, foi para todas nós. Foi sensacional”.
A relação de Rebeca Andrade com Guarulhos
Rebeca Andrade participou do Programa de Iniciação Esportiva de Guarulhos durante aproximadamente quatro anos. A família precisou fazer muito esforço para que ela continuasse treinando, pois não tinha dinheiro para ficar pagando ônibus. Muitas vezes, o caminho da Vila Fátima até o Gopoúva era feito a pé ou de bicicleta.
“A Rebeca chegou com a tia no ginásio, toda tímida. Quando pedi a ela para dar um salto, logo vi um talento incrível, que precisaria ser lapidado. E foi isso que fizemos com ela na Iniciação”, disse a professora Mônica dos Anjos.
Durante o período em que permaneceu em Guarulhos, Rebeca representou a cidade em inúmeras competições, entre elas o Brasileiro Infantil, quando ajudou a equipe a ficar na terceira colocação.
A ginasta deixou a cidade onde nasceu aos 10 anos e mudou-se para Curitiba, com o objetivo de ter melhores condições de treinos e crescer no esporte. Lá, ela dividia moradias com colegas e treinadores. Já em 2011, a menina de 12 anos virou atleta do Flamengo e foi morar no Rio de Janeiro, onde vive e treina até hoje.
Além das seis medalhas que conquistou em Tóquio e Paris, Rebeca Andrade também foi campeã mundial no salto e campeã mundial no individual geral de ginástica artística. Uma guarulhense que dá orgulhos à cidade e que vale ouro!
LEIA TAMBÉM -> Time Guarulhos: um ouro, duas pratas e um bronze em Paris