Pela primeira vez na campanha das eleições 2024, os seis candidatos a prefeito de Guarulhos se encontram para um debate. Os eventos anteriores não tiveram a participação de todos eles. Neste sábado (31), às 9h (horário de Brasília), a Band faz a transmissão ao vivo do debate, que contará com a presença de Elói Pietá (Solidariedade), Jorge Wilson (Republicanos), Alencar Santana (PT), Lucas Sanches (PL), Márcio Nakashima (PDT) e Waldomiro Ramos (PSB). O encontro acontece na sede da emissora, no bairro do Morumbi, em São Paulo. O jornalista Marco Antonio Sabino é quem apresenta.
Onde assistir. Band (TV aberta), com exibição para todo o estado de São Paulo e transmissão simultânea na Rádio Bandeirantes, na rádio BandNews FM e nas plataformas digitais da emissora (Band.com.br, Bandplay e canal Band Jornalismo no YouTube). Se você não conseguir assistir ao vivo, dá para ver depois online, no YouTube.
Regras do debate da Band de Guarulhos
Em três blocos, os seis candidatos terão a oportunidade de mostrar as propostas para os principais problemas que envolvem Guarulhos.
Primeiro bloco
Cada candidato tem um minuto para responder a uma pergunta programática, escolhida pela produção da Band. As respostas acompanham a ordem de posicionamento no estúdio, conforme sorteio na reunião com os partidos: Alencar Santana, Márcio Nakashima, Elói Pietá, Jorge Wilson, Waldomiro Ramos e Lucas Sanches.
Na sequência, também em ordem definida por sorteio, acontece a primeira rodada de confronto direto. Todos perguntam. Os políticos podem ser perguntados duas vezes. O candidato escolhe quem vai responder e tem 45 segundos para a pergunta. Logo após a resposta, terá mais 45 segundos para a réplica. O tempo de resposta é de 2 minutos. Quem respondeu ainda tem 45 segundos para sua tréplica, começando com Elói Pietá, seguido de Alencar Santana, Waldomiro Ramos, Jorge Wilson, Lucas Sanches e Márcio Nakashima.
Segundo bloco
Jornalistas do Grupo Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, por ordem estabelecida em sorteio. Todos respondem. Eles terão 1 minuto e 45 segundos para a resposta: Elói Pietá, Waldomiro Ramos, Lucas Sanches, Alencar Santana, Jorge Wilson e Márcio Nakashima.
Terceiro bloco
Novo embate direto, seguindo as mesmas regras, também por ordem determinada previamente. Todos perguntam. Os postulantes ao cargo podem ser perguntados duas vezes. O candidato escolhe quem vai responder e tem 45 segundos para a pergunta. Logo após a resposta, ele terá mais 45 segundos para a réplica. O tempo de resposta é de 2 minutos. Quem respondeu ainda tem 45 segundos para sua tréplica, iniciando com Jorge Wilson, seguido por Márcio Nakashima, Alencar Santana, Elói Pietá, Lucas Sanches e Waldomiro Ramos.
Considerações finais. Na última parte, cada um, em ordem previamente definida por sorteio, terá 45 segundos para suas considerações finais: Lucas Sanches, Waldomiro Ramos, Jorge Wilson, Elói Pietá, Márcio Nakashima e Alencar Santana.
Sobre o direito de resposta. Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra. O pedido será avaliado pelo comitê formado por dois jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento, serão concedidos 30 segundos.