Candidatos que tentam atrair o “voto antiesquerda” nas eleições 2024 de Guarulhos, Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Republicanos) e Lucas Sanches (PL), mais uma vez, trocaram acusações. O palco mais recente foi o debate da Band, realizado na manhã deste sábado (31). O deputado estadual candidato do Republicanos tem usado acusações do ex-chefe de gabinete do Sanches, Caíque Marcatt, para tentar minar a reputação de seu adversário político.
Do outro lado, o vereador e candidato do PL diz que o seu rival fez uma “rachadinha” com o atual prefeito Guti, ao indicar nomes para secretarias do atual governo. Durante todo o debate, os dois trocaram farpas.
Xerife x Lucas Sanches
Abaixo, o Guarulhos Todo Dia reproduz um dos momentos de embate, ainda no primeiro bloco.
Xerife do Consumidor
“Gostaria que você falasse porque está nas páginas de jornais, dê um Google e você vai ver no que Lucas Sanches está envolvido. Vários esquemas e vários crimes que parece que você está sendo denunciado de cometer vários crimes, inclusive prática de rachadinha. O seu parceiro e ex-chefe de gabinete [Caíque Marcatt] acusa você de ameaça de morte. O que você tem para dizer para as pessoas?”.
Resposta de Lucas Sanches
“Quem acusa tem que provar. De rachadinha você [Xerife] entende bem, né? Até porque você está aqui com o atual prefeito [Guti] e vocês racharam o governo. Você comanda a Secretaria de Transporte, que tá sucateada e não funciona, você comanda a Secretaria de Esporte, que tá sucateada com uma cracolândia no ginásio do Thomeuzão e também não funciona. Essa é a verdadeira rachadinha.
Você me perguntou por que a minha cara está estampanda em todos os jornais. Eu respondo com muita tranquilidade, até porque essa semana você fez uma reunião ali, um banquete para diversos supostos jornalistas da cidade. Ficou só no cafézinho? [Lucas Sanches fez um gesto de dinheiro com a mão enquanto fazia a pergunta]. Gostaria de fazer essa pergunta.
Porque eu sim estou sendo vítima de uma tentativa de extorsão por um ex-funcionário meu, que, a partir do momento que ele tentou tomar dinheiro de mim, eu não cedi e demiti, sabe o que ele fez? Ele se vendeu pro sistema. Tá claro quem é o sistema, todas essas crias do PT. Sabe por que está batendo o desespero e eles estão fazendo de tudo, financiando esses mesmos jornais, esses jornais que nunca chegam na casa e agora que tem eleições tá chegando na sua casa? Sabe por que estão fazendo isso? Porque bateu o desespero.
Não vai ter segundo turno, a gente vai vencer no primeiro. Vocês estão desesperados. Esse mesmo ex-funcionário, que hoje está junto com eles aqui, eu tomei conhecimento agora que ele já inclusive condenado por estelionato. O que esperar de um cara que tenta dar o golpe em um idoso e agora tenta dar um golpe em mim? O próximo vai ser você [Xerife], viu. Vocês que estão financiando golpista, estelionatário e jornais pra tentar colocar a nossa foto”.
Réplica do Xerife do Consumidor
“Candidato, você fala que o seu ex-chefe de gabinete cometeu crimes? E você fala do exemplo do seu gabinete, você não pesquisou isso antes, candidato? Você nomeou ele o seu chefe de gabinete. Tem um contrato aqui com a sua assinatura, de parceria, você vendeu 50% do seu gabinete para ele. É crime! Você gosta muito do Código Penal. Eu conheço o Código de Defesa do Consumidor e defendo todo cidadão, todos os comerciantes de bens e serviços que trabalham sério. Agora, você está… você quer em todos os artigos do Código Penal? Pelas denúncias e eu estou dizendo as denúncias, os jornais, as capas… vocês deem um Google para vocês assistirem quem realmente é o Lucas Sanches”.
Tréplica de Lucas Sanches
“Vocês viram que bateu o desespero. Você tá obcecado por mim, Xerife. Acho que você está sonhando comigo toda a noite. Até porque contrato quem realmente assinou e vendeu o governo pro senhor foi o atual prefeito, que está aqui te assessorando. Ele vendeu pro senhor a Secretaria de Transportes, a de Esportes e o Procon.
Novo embate
Na sequência, Lucas questionou Xerife sobre o PMRR, citando somente a sigla, sem dizer que se tratava do Plano Municipal de Redução de Riscos, que consta no programa de governo registrado pela campanha de Jorge Wilson na Justiça Eleitoral.
Jorge Wilson disse não responderia a Sanches, pois o vereador não tinha respondido a questão que ele fez anteriormente. O deputado estadual voltou a citar os supostos crimes atribuídos ao candidato do PL. Citou que a parceria com o governador Tarcísio vai deixar Guarulhos nas páginas positivas, não nas páginas policiais.
Lucas falou que Xerife não leu o próprio plano de governo, por isso não explicou sobre o PMRR. Além disso, Jorge Wilson foi acusado tanto por Lucas Sanches quanto por Márcio Nakashima de ser um “forasteiro”, de não morar em Guarulhos, mas sim em Arujá. O candidato do Republicanos reafirmou que mora no Santa Clara, numa casa que construiu desde a fundação.